A indústria de implementos rodoviários registrou uma alta de 29,84% no primeiro bimestre de 2021. Confirma os números na imagem abaixo:
indústria de implementos rodoviários registrou vendas de 22.358 unidades no primeiro bimestre de 2021. Ou seja, uma alta de 29,84% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2020, o setor de implementos somou 17.219 vendas. Os dados são da Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários). Confira os números na imagem abaixo:
- Custo do transporte cresce durante a pandemia
Os preços do transporte de cargas vêm passando por diversas alterações desde o início da pandemia do novo coronavírus, provocando um efeito cascata no “Curto Brasil. Um dos motivos seria a redução da competição no setor. Um levantamento sobre transporte de carga marítima feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o número de transportadoras que operam para empresas no Brasil caiu de 23 para 14, de 2015 para 2019. “Com um número menor de empresas que transportam contêineres por via marítima, os preços tendem a subir”, diz o economista da ESPM, Leonardo Trevisan.
Fora a questão levantada, problemas com segurança pública, constantes aumento de preços do diesel e de infraestrutura, burocracia tributária, entre outros problemas políticos e de gestão pública, ajudam a encarecer o transporte,
Segundo dado da Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos (ABINEE), o preço do transporte unitário de contêineres triplicou, passando de 3 000 dólares, em 2019, para 9 000 dólares em 2020. Pelo ar o transporte de carga também encareceu, passando de 6 dólares o quilo de carga transportada, em 2019, para 12 dólares o quilo, em 2020. “A somatória dessas variantes logísticas afeta direta ou indiretamente os preços de produtos que são vendidos para a indústria ou direto ao consumidor, o que pressiona os preços e aumenta a taxa de inflação”, diz Trevisan.
- Aumento de custo no Mercosul
O aumento é em relação a 2019. Em dezembro do ano passado, o aumento chegou a 3%. A análise da situação da FADEEAC. O custo com transporte de carga aumentou 35% em 2020 na Argentina, após o aumento em dezembro ter atingido 3,01%, conforme informado pela Federação Argentina de Entidades Empresariais de Autotransporte de Carga (FADEEAC). Apesar da forte aceleração nos últimos cinco meses, o aumento dos custos mostra uma desaceleração em relação a 2019 (47%) e principalmente em relação a 2018 (61,5%).
- Nova concessionária Iveco

O Grupo Rodonaves, um dos maiores representantes na distribuição e manutenção dos veículos Iveco, inaugura mais uma concessionária da marca. Desta vez em Bauru, município mais populoso do Centro-Oeste paulista (18º) com quase 380 mil habitantes, e um ponte polo agroindustrial. A nova concessão fica em próxima entroncamento de duas importantes rodovias, a Marechal Randon (SP-300) e Engenheiro João Batista Cabral. A unidade, com área total de 8,891 m² e área construída de 2.625,17 m², conta com 21 colaboradores.
- Imposto sobre o caminhão
Segundo fontes da indústria automobilística, a carga tributária que o transportador paga ao comprar um caminhão chega a 37% sobre o valor do bem, isso, mesmo sendo o IPI (Impostos Produtos Industrializados) isento. No cálculo estão diversos impostos diretos e indiretos das esperas federal, estaduais e municipais, como ICMS, PIS/PASEP, COFINS, INSS sobre a folha de pagamento dos funcionários, CSLL, IRPJ, IPTU das fábricas, taxas diversas etc.
- Amazon incentiva empreendedorismo no serviço de entregas
Para os funcionários da Amazon nos Estados Unidos isso já é possível. A empresa quer reduzir a dependência do Serviço Postal dos EUA e de gigantes como a FedEx e está oferendo US$ 10 mil e mais três meses de salários para os funcionários que quiserem se demitirem e empreenderam uma empresa de entregas express. Além disso, os empreendedores terão uma garantia de quantidade mínima de encomendas para entregas. Essa combina com outra que a Amazon planeja. Ela que trocar os funcionários dos seus centros de armazenagem e despacho de mercadorias por robôs para aumentar a eficiência e reduzir custos. Tudo é financiado pelos consumidores que valorizam esses ganhos que podem resultar em produtos mais baratos. Futuramente, os empregos dos serviços de entregas também serão substituídos por drones e veículos autônomos. A empresa diz que, em compensação, outras vagas serão criadas, mas não diz quais, quantas, quando e como.
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