Com caminhão com maior capacidade de tração no Brasil é o Volvo FMX com CMT de 200 toneladas. Ele ficou com a configuração feita pela fabricante sueca para Suzano Papel e Celulose para composições hexatrem. O maior CMT até o momento homologado pela Scania é de 150 toneladas e o mercado ganhou outra opção, o VW 33.460 6×4 para 125 toneladas com o novo eixo MT610.  

Volvo FM
Volvo FMX Hexatrem

O lançamento pela fabricante de Resende (RJ) foi possível com o início da fabricação do eixo tandem MT-610 de até 125 toneladas com redução nas extremidades montado na versão de carcaça fundida pela Meritor em Osasco (SP). 

Para a produção e desenvolvimento do eixo MT610, com maior participação de componentes nacionais e disponível para o mercado brasileiro, a Meritor Brasil realizou investimentos na ordem de US$ 2,4 milhões em manufatura e novos maquinários.

VW Constellation 33.460
VW Constellation 33.460 6×4 para uso misto em estradas de terra e asfalto

Além de elevar o conteúdo local, uma tendência contra a globalização após a pandemia que causou a Covid-19, a maior fabricante de eixos do mundo, e praticamente a única no Brasil realizou progressos no diferencial nacional. “No atual processo de produção, desenvolvemos um novo par de coroa e pinhão com novo design e corte a seco, por meio de tecnologia de manufatura de última geração. Com isso, conseguimos avanços significativos, mais performance, durabilidade, carga transportada e melhorias na geração de ruídos”, diz Fábio Brandão, gerente de engenharia da Meritor.

A Meritor também desenvolveu em parceria com a engenharia da VW Caminhões e Ônibus uma nova carcaça fundida mais atual e compacta. “Reduzimos o volume de peças, facilitando o trabalho das montadoras ao proporcionarmos melhor utilização do envelope do eixo no chassi do caminhão”, completa Brandão. Vale acrescentar que o procedimento da Meritor na fabricação deste componente garante alta qualidade no sistema e baixo índice de manutenção devido à ausência de soldas.

Eixo_MT610
Eixo_MT610 fabricado pela Meritor em Osasco (SP) para caminhões com CMT de 125 toneladas

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).