Com caminhão com maior capacidade de tração no Brasil é o Volvo FMX com CMT de 200 toneladas. Ele ficou com a configuração feita pela fabricante sueca para Suzano Papel e Celulose para composições hexatrem. O maior CMT até o momento homologado pela Scania é de 150 toneladas e o mercado ganhou outra opção, o VW 33.460 6×4 para 125 toneladas com o novo eixo MT610.
O lançamento pela fabricante de Resende (RJ) foi possível com o início da fabricação do eixo tandem MT-610 de até 125 toneladas com redução nas extremidades montado na versão de carcaça fundida pela Meritor em Osasco (SP).
Para a produção e desenvolvimento do eixo MT610, com maior participação de componentes nacionais e disponível para o mercado brasileiro, a Meritor Brasil realizou investimentos na ordem de US$ 2,4 milhões em manufatura e novos maquinários.
Além de elevar o conteúdo local, uma tendência contra a globalização após a pandemia que causou a Covid-19, a maior fabricante de eixos do mundo, e praticamente a única no Brasil realizou progressos no diferencial nacional. “No atual processo de produção, desenvolvemos um novo par de coroa e pinhão com novo design e corte a seco, por meio de tecnologia de manufatura de última geração. Com isso, conseguimos avanços significativos, mais performance, durabilidade, carga transportada e melhorias na geração de ruídos”, diz Fábio Brandão, gerente de engenharia da Meritor.
A Meritor também desenvolveu em parceria com a engenharia da VW Caminhões e Ônibus uma nova carcaça fundida mais atual e compacta. “Reduzimos o volume de peças, facilitando o trabalho das montadoras ao proporcionarmos melhor utilização do envelope do eixo no chassi do caminhão”, completa Brandão. Vale acrescentar que o procedimento da Meritor na fabricação deste componente garante alta qualidade no sistema e baixo índice de manutenção devido à ausência de soldas.
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