Os caminhões Freightliner remetem conforto e sofisticação. Nesse sentido, a fabricante mais uma vez surpreendeu. E revelou um novo modelo cheio de inovações técnicas. Trata-se do Freightliner SuperTruck II. Nascido com o objetivo de demonstrar o potencial de eficiência para o transporte.
O veículo, ainda um conceito, foi desenvolvido como parte do programa SuperTruck. Ou seja, integra o projeto de financiamento do Departamento de Energia dos Estados Unidos. O objetivo é encontrar formas para reduzir as emissões no transporte rodoviário de cargas.
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Como parte do programa SuperTruck, os engenheiros da Daimler Truck, dona da Freigthliner, pesquisam tendências e tecnologias para os pesados. Assim como técnicas de desenvolvimento. Além de formas como integrá-las à produção em série. Para isso, todo o conhecimento é compartilhado entre as empresas do grupo. Inclusive, com a Mercedes-Benz do Brasil,. Marca pertencente à Daimler Truck.
Melhorar a eficiência
Seja como for, o grupo está focado no desenvolvimento de novas tecnologias. Tanto para componentes como para sistemas promissores. A fim de melhorar a eficiência operacional de caminhões. Dessa forma, conquistar ainda mais clientes. Sobretudo, diante da alta concorrência entre as marcas.
Entre as inovações do Freightliner SuperTruck II está a aerodinâmica aprimorada. Colabora com isso os pneus de baixa resistência ao rolamento. Assim como melhorias no trem de força. Além de gerenciamento de energia com tecnologias avançadas.
Dessa forma, tais inovações podem, em breve, entrar em produção. Isso, graças aos bons resultados apresentado pelo Supertruck II. Isso quando se compara ao SuperTruck I, um projeto 2015.
O caminhão mais aerodinâmico da Freightliner
No atual projeto, os engenheiros da Freightliner superaram as melhorias aerodinâmicas do SuperTruck I. Reduzindo o arrasto aerodinâmico do SuperTruck II em mais de 12%. Em vez de mudar radicalmente a estrutura do caminhão, a engenharia redefiniu a forma do Cascadia (que deu vida ao SuperTruck II). Maximizando sua eficiência.
Nesse sentido, o capô foi redesenhado. Do mesmo modo, o para-choque e a carenagem do chassi. Assim, passando a funcionar bem com a estrutura da cabine existente. Ou seja, permitem que o ar flua sem turbulências ao redor do caminhão.
Ademais, a grade, as entradas de ar e as portas também receberam atualizações. Agora estão mais uniformes. A fim de não comprometer a aerodinâmica do caminhão.
Os defletores laterais e de teto fecham uma folga que existia no trailer de até 102 mm. Além disso, o controle de altura rebaixou o caminhão em poucos centímetros do solo. Também com a proposta de melhorar a aerodinâmica. No lugar dos espelhos externos há o sistema de câmera. Assim, como o do Mercedes-Benz Actros. Com isso, o arrasto do Supertruck II foi reduzido.
O impulso para inovar
O SuperTruck II apresenta o trem de força mais eficiente. Ou seja, apresenta redução de consumo de combustível de 5,7%. Isso em relação ao SuperTruck I. Tudo, graças à menor velocidade de desaceleração. Em razão da resistência do ar.
Há ainda o sistema elétrico de 48 volts, usando baterias de íon-lítio. E que reduz o consumo de combustível. Além disso, o sistema de ar-condicionado elétrico consome 50% menos energia do que o SuperTruck I. Além de garantir o conforto do motorista. O componente funciona mesmo com o motor está desligado. O Mercedes-Benz Actros vendido no Brasil conta com sistema similar. Garantindo o funcionamento do ar-condicionado por até 8 horas contínuas.
Os novos pneus projetados reduziram o consumo de energia do veículo. Como também o tempo de parada para manutenção. Isso graças ao desgaste minimizado.