O Volvo FH elétrico tem uma das maiores autonomias. De acordo com a fabricante, chega até 300 km. Ou seja, rodando na versão 4×2 atrelado a um semirreboque tradicional. E com peso bruto total (PBT) de 40 toneladas.
Por esse conjunto da obra, a transportadora Krummen Kerzers decidiu viajar com o caminhão, de Zurique, na Suíça, a Valência, na Espanha. Assim, avaliar a desenvoltura do Volvo. Afinal, o trecho é formado tanto por estradas planas como montanhosas.
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Além disso, a empresa também quis conhecer a infraestrutura de recarga para caminhões elétricos naquele trecho. Ou seja, saber quantos pontos de abastecimento, bem como o tempo de recarga e do caminhão chegar ao seu destino.
O modelo FH, com motor 100% elétrico de 660 cv estava transportando 20 toneladas de laranja. Tendo como ponto final, um supermercado no país Ibérico.
Viabilidade do caminhão elétrico
Dessa forma, a viagem com o Volvo FH levou sete dias. No entanto, a mesma rota realizada com um caminhão diesel leva no máximo quatro dias.
Isso por causa da pouca infraestrutura de carregamento nos postos convencionais. Nesse sentido, levando em conta a autonomia do Volvo FH, houve a necessidade de parar o caminhão 20 vezes para recarregar. Além disso, a demora ocorreu porque havia filas para outros veículos elétricos recarregarem.
Obviamente, durante a viagem, o condutor, Balint Schnell, tentou coincidir a hora do descanso com o momento da parada para recarregar. Do mesmo modo, muitas vezes se deparou com outros caminhões na fila da recarga.
Impressões
Tratava-se da primeira viagem de Schnell conduzindo um caminhão elétrico. Por isso, teve de se familiarizar com o torque mais forte e com o recurso de recuperação de energia, por exemplo. Ademais, o condutor se preparou. Estudou a rota e os locais de parada.
O Volvo elétrico avaliado nessa operação é equipado com um pacote de seis baterias de 540 Kwh. O que leva entre 2,5 horas (carregador ultrarrápido) ou até 9,5 horas em uma tomada convencional.
“A rota ainda não foi projetada para abastecer caminhões elétricos. Então tive que carregar em estações regulares. Conforme outros veículos usavam uma estação, a velocidade de carregamento caiu consideravelmente”, diz Schnell.
Após chegar ao destino, os executivos da transportadora adquiriram importantes informações. Por exemplo, a transportadora deixou de emitir 3 mil toneladas de CO2. Por isso, a Krummen Kerzers planeja aumentar a frota de caminhões elétricos para 18 unidades até o final de 2023. Dessa forma, quer investir em infraestrutura de carregamento em três outros locais de suas bases na Europa.