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A Eletra, fabricante 100% brasileira na produção de ônibus elétrico nas versões trólebus (rede aérea) híbrido (grupo motor gerador + baterias) e elétrico puro (baterias), desenvolveu o sistema de tração para o projeto do Ônibus 100% elétrico – modelo assistido por energia solar fotovoltaica, do grupo de pesquisa estratégica em energia solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O ônibus possui chassi Mercedes-Benz O500U elétrico, com sistema de tração elétrico e carroceria Marcopolo Low Entry – ambas as empresas junto com a WEG (fabricante do motor elétrico) são parceiras do projeto. O veículo tem comprimento de 12.710 mm e tem capacidade para transportar 37 passageiros sentados. Conta, ainda, com rampa de acesso para portadores de necessidades especiais, poltronas estofadas, sistema de ar-condicionado, wi-fi e pontos USB.
O modelo foi desenvolvido sob o conceito “deslocamento produtivo”, de veículo 100% elétrico e com geração de energia realizada por meio de módulos solares fotovoltaicos integrados.
O sistema de tração desenvolvido pela Eletra tem motor elétrico WEG Trifásico 250 L com 400 kw de potência e 200 km de autonomia que, para tanto, possui quatro recargas de seis minuto. O projeto de integração e tecnologia da Eletra tem baterias de tração tipo íons/lítio com oito packs e tempo de recarga de 2,5 h com carregador lento e 0,5 h com carregador rápido.
De acordo com a UFSC, o projeto foi financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e custou cerca de R$ 1 milhão.
SE FOSSE ÁRVORE
Segundo o grupo de pesquisa estratégica em energia solar da UFSC, os benefícios ao meio ambiente que o ônibus 100% elétrico pode gerar equivalem ao que 5.800 árvores resgatam de gás carbônico no meio ambiente.
Estudo do Instituto Totum e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, demonstra que cada árvore da Mata Atlântica absorve 163,14 kg de gás carbônico (CO2) nos primeiros 20 anos de vida, o que seria uma média de 8,1 kg de CO2 por ano.