Após meses de testes reais com o caminhão da gama T, a Renault Trucks, bem consciente das virtudes de sua oferta em termos de economia de combustível, solicitou um organismo de certificação independente europeu, o TÜV Rheinland, uma série de testes destinados a medir o desempenho do Renault Trucks Optifuel T em termos de redução do consumo.
O resultado não poderia ser melhor. O T Optifuel é 10,9% mais econômico em relação ao modelo padrão T, e o rendimento pode ser melhor se o operador, no caso o motorista, tiver passado pelo Optifuel Training, um treinamento que a marca oferece aos seus clientes de condução econômica.
“Esse número, medido e certificado por um organismo independente, demonstra as vantagens para os nossos clientes em eleger o T Optifuel Renault Trucks”, explica Bruno Blin, presidente da Renault Trucks, que também comentou que “as qualidades intrínsecas de T, combinada aos equipamentos aerodinâmicos e às tecnologias inteligentes, resultaram em uma redução significativa nos custos de combustível e, portanto, na rentabilidade para o transportador”.
A T Optifuel é uma oferta global que combina a otimização de um veículo na redução do consumo com uma ferramenta que é o Optifuel Training, ministrado por profissionais da Renault Trucks. Para a certificação do TÜV Rheinland a comparação foi feita entre um caminhão T standard e um com os conceitos Optifuel operados por motoristas antes de serem treinados.
Para os testes foram selecionados dois motoristas experientes em percurso de longa distância. A Renault Trucks foi responsável pelo fornecimento dos veículos e dos implementos. Os dois modelos T eram configurados 4×2 e equipados com motor Renault DTI Euro 6 de 11 litros e com potências de 430 cv. Também estavam equipados com o mesmo grupo de de relação de transmissão (2,64:1). Um dia antes do teste, a certificadora realizou uma verificação completa em ambos os veículos, especialmente de pressão e desgaste dos pneus, bem como características de peso.
OPTIFUEL: AMIGO DO TRANSPORTE
O Optifuel Renault Trucks T tem como padrão os equipamentos aerodinâmicos que são defletores ajustáveis ??de teto e laterais de cabine, portas mais largas e painéis laterais, com intuito de evitar a penetração no ar. Também é equipado com um conjunto de sistemas de tecnologia inteligentes que estão incluídos no pacote, como a transmissão automatizada com modos de condução como o eco combustível (modo econômico), Optiroll (uma espécie de banguela eletrônica que entra em ação quando o veículo está em velocidade de cruzeiro) e limitador de velocidade a 85 km/h. Para conduzir as certificações, os caminhões rodaram 200 km e o PBT (Peso Bruto Total) de cada veículo era de 32 t.
MÉTODO DE ENSAIO
No primeiro dia, os dois pilotos fizeram a viagem duas vezes, e cada um teve a oportunidade de dirigir os dois caminhões. A ideia, com isso, foi evitar a distorção dos resultados. No dia seguinte, ambos receberam formação sobre condução econômica com o programa de Formação Optifuel e, no terceiro dia, os dois pilotos novamente voltaram a fazer a viagem, desta vez colocando em prática todos os conhecimentos adquiridos na formação.
Foi possível fazer análises separadas do desempenho dos dois veículos e sem o efeito sobre o consumo de fatores externos, tais como temperatura ambiente, diferença de resistência de cada um dos semirreboques, ou tráfego da estrada. Após o teste, os peritos concluíram que após a formação, o Optifuel T tinha consumido 10,9% menos do que o modelo padrão da Renault Trucks T. O resultado só confirma o que a engenharia da Renault Trucks recebia de informações de seus clientes.