A Scania apresentou nesta terça-feira (23) dois caminhões pesados de 420 e 460cv movidos a gás GNV ou Biometano. Os novos modelos são preparados para uma autonomia de até 650 quilômetros com um único abastecimento.
Os caminhões Scania a gás G 420 e G 460 são disponibilizados nas configurações de eixo 4×2, 6×2 e 6×4 e equipados com motor ciclo Otto de 13 litros. O lançamento das novas potências a gás foi antecipada a essa publicação no início de março do ano passado.
O gás é apenas uma das alternativas disponíveis como combustível para reduzir as emissões do transporte rodoviário. Outras soluções exploradas pela Scania são o Biodiesel, Biogás, HVO, Eletricidade, gás Natural, Bioetanol, entre outras soluções.
O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, Marcelo Gallao, explica que tecnicamente o motor a gás ficou bem próximo do motor a diesel. Ele cita como exemplo a versão de 460cv que tem 2.300 Nm e a movida a diesel 2.350 Nm.
Transmissão é a mesma do Scania Super
A transmissão dos novos caminhões é a G25 (a mesma do Scania Super), com Overdrive e Retarder integrados. Essa caixa tem 75kg menos que a GRS disponibilizada com e sem Overdrive.
O motor ciclo Otto foi totalmente remapeado pela engenharia da Scania para interagir com a transmissão G25. Um dos objetivos foi fazer as trocas de marchas mais rapidamente.
De acordo com Gallao, essa caixa aumentou o torque do caminhão, deixando as marchas pesadas até quatro vezes mais eficientes, especialmente nas partidas.
O gerente de Vendas de Soluções a frotistas da Scania Operações Comerciais Brasil, André Gentil, destaca que a versão GH 460 6×4 representa a entrada de caminhões a gás no agronegócio. Ele define o lançamento como um marco para a Scania e para o mercado.
As cabines dos novos modelos de 420 e 460cv passaram por alterações para dar espaço à instalação de mais dois tanques de gás na parte traseira. As mudanças tiveram objetivo também de reduzir peso das cabines. Gallao destaca que as mudanças deixaram as cabines da linha G bastante próximas da R (dos caminhões Super).
Com as mudanças e perda de peso, a cabine passou a ter espaço interno de 2.030mm entre o assoalho e o teto, e de 1.000mm do encosto do banco do motorista até a parede traseira (espaço da cama). A altura externa ficou com 3.534mm e a interna 1.695mm entre o assento do motorista e o teto .
As modificações ainda incluiram redução do entreixo de 3.950mm para 3.600mm. Assim, os novos cavalos mecânicos 6×2 movidos a gás podem tracionar carretas de 15.400mm e formar composições de uma articulação com até 19.300mm e PBTC de 58,5 toneladas.
Rede de postos de abastecimento
Até o ano passado, a rede de postos de abastecimento para caminhões a gás era formada por 45 pontos. A previsão é atingir 92 até final de 2024. A maioria dos postos está localizada na região costeira do Brasil, entre as regiões Sul e o Nordeste. A distância entre os postos é de aproximamente 400 quilômetros.
Na região Sul, os postos de gás estão instalados na BR 116 (Régis Bitencourt) e na BR 101. Na Sudeste o motorista abastece na BR 040 (Washingto Luis), BR 381 (Fernão Dias), BR 116 (Presidente Dutra), SP 348 (Bandeirantes) e BR 116 (Régis Bitencourt).
Na região Nordeste, o posto de abastecimento para caminhões movidos a gás está localizado na BR 101 permitindo conexão da Bahia ao Ceará. Por fim, no Centro Oeste na BR 262 (em Mato Grosso do Sul) em dois pontos.
1000 caminhões a gás vendidos
A Scania atingiu a venda de 1000 caminhões a gás, 900 estão em operação. Outros 100 ainda serão entregues aos clientes. Os primeiros modelos a gás da marca começaram a ser vendidos na Fenatran de 2018 e cerca de 85% são destinados a operações de transporte de carga industrializada.