A Scania vai ampliar a oferta de caminhões movidos a gás com o lançamento da versão 6×4 de 460cv de potência. A previsão da montadora é apresentar o veículo no final desse ano e as entregas o novo produto em 2024. Os modelos da marca movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e biometano produzidos atendem atualmente às potências de 280 e 410cv 6×2.
O plano da Scania é levar o caminhão a gás para o interior do País e ampliar a frota de modelos da marca com essa solução. Uma provável porta de entrada na região aconteceu em fevereiro com a venda da primeira unidade do 410 6×2 para a Fribon Transportes. O veículo opera com carreta de três eixos no transporte de grãos dentro do Estado do Mato Grosso.
Agronegócio
Além do atual 410 6×2, o 460cv 6×4 chegará como mais uma opção poderá tracionar conjuntos articulados de 9 eixos, bem como carretas de 4 eixos, configuração mais provável para a versão de 410cv 6×2. De todo modo, o objetivo é levar o gás como combustível de frotas pesadas para o interior do País e, por consequência, ao agronegócio.
“Quando lançarmos a versão de 460cv 6×4 teremos a gama completa de caminhões rodoviários a gás natural ou biometano. Aí poderemos pegar toda a faixa brasileira do agronegócio”, disse Alex Nucci, Diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil”.
O executivo acrescentou que o grande desafio hoje é levar o gás ao interior do País. No caso do Centro-Oeste, ele acrescentou que já tem uma empresa do Estado do Mato Grosso desenvolvendo infraestrutura para a oferta de gás na região. Disse também que a Scania está fazendo parcerias com distribuidores do produto na região.
Sobre a possibilidade de no futuro a Scania lançar modelos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e biometano com potências ainda maiores, Nucci explicou que tecnicamente o motor gás não permite, porque gera calor muito forte no escapamento e essa característica impede calibragens acima de 460cv.
Solução em crescimento
Os caminhões movidos a gás da Scania foram apresentados na Fenatran de 2019, e os primeiros modelos comercializados começaram a ser operam com modelos a gás em suas frotas, totalizando mais de 700 unidades em operação, principalmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.