A Scania estabeleceu uma parceria estratégica com a Gás Verde, a maior produtora de biometano da América Latina. O negócio envolve apoio a empresas na redução e até na eliminação das emissões de carbono no transporte de mercadorias.

Nesse modelo de negócio, a Scania fornece caminhões a gás por meio de locação, incluindo planos de manutenção. A Gás Verde, por sua vez, aluga esses veículos a seus clientes e os abastece com biometano ao longo de todo o contrato.
Locação de 100 cavalos mecânicos
O primeiro acordo dessa parceria prevê a locação de 100 cavalos mecânicos GH 460 6×2 movidos a biometano. Em fevereiro, a Scania entregou um lote inicial de 40 unidades, enquanto as demais chegarão ao mercado até o final de 2025. Atualmente, a Gás Verde já opera com 13 caminhões nesse modelo de negócio.
Além de fornecer os veículos e os planos de manutenção, a empresa garante o abastecimento de biometano em pontos estratégicos das principais rodovias do País.
Para os primeiros 40 caminhões entregues, a produtora de biometano assegura cobertura das principais rotas da região Sudeste, onde há o maior fluxo de cargas rodoviárias.
Segundo Marcel Jordano, CEO da Gás Verde, a empresa não tem postos convencionais, mas sim pontos de abastecimento localizados a no máximo a 500 metros das margens das rodovias.
Atualmente, as duas plantas da Gás Verde produzem 160 mil m³/dia de biometano, mas a expectativa é expandir essa capacidade para 650 mil m³/dia até 2028. Além disso, a companhia pretende instalar pontos de abastecimento em todo o País, de Norte a Sul, nos próximos anos.
Desde 2023, a Gás Verde mantém um contrato para abastecer toda a frota do Grupo L’Oréal. Cerca de 13 caminhões realizam a logística inbound da empresa, transportando mercadorias entre a fábrica na Vila Jaguará/SP e o Centro de Distribuição Gaia, em Jarinu/SP.
Em média, essa frota realiza 750 viagens/mês nesse trajeto. De acordo com Jordano, a substituição do GNV pelo biometano permitiu que a L’Oréal atingisse suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa em comparação a 2021.
Para Jordano, o biometano é um combustível premium e a melhor solução para a descarbonização de veículos leves e pesados. Atualmente, estima-se que o transporte rodoviário responda por cerca de 14% das emissões de CO₂ no Brasil.
Scania aposta no futuro do gás
Segundo Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, os caminhões da marca movidos a gás reduzem em mais de 90% as emissões de CO₂ quando operam com biometano.
A Scania acredita no potencial do gás para o transporte rodoviário e vê uma crescente adesão a essa tecnologia. Na visão de Nucci, os caminhões a gás devem ganhar ainda mais espaço e representar entre 5% e 10% da produção da marca até 2030. Atualmente, a Scania fabrica cerca de 1.000 unidades desse tipo por ano.
Outro fator que impulsiona essa alternativa é a competitividade de preços. Hoje, o valor dos caminhões a gás já se aproxima do praticado para os modelos a diesel. Além disso, a Scania se tornou a unidade do Grupo responsável pela produção de motores a gás.
Por fim, atualmente, a fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP) produz quatro opções de motores a gás: 9 litros e 5 cilindros, nas versões de 280 cv (1.350 Nm) e 340 cv (1.600 Nm); 13 litros e 6 cilindros, disponíveis com 420 cv (2.100 Nm) e 460 cv (2.300 Nm).
Todos os motores contam com 100% de garantia de fábrica, reforçando o compromisso da Scania com a eficiência e a sustentabilidade no transporte rodoviário.