
Depois da Nena Viagens, de Curitiba (PR), a Viação Cometa é a segunda empresa de transporte de passageiros e a primeira de linhas regulares a comprar ônibus Scania com a tecnologia ADAS de assistência ao motorista para segurança na condução. No final deste texto há os links que explica o que é o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems – em português: avançado sistema de assistência ao motorista).
Esta tecnologia está disponível para os chassis Scania desde 2016, porém, independentemente da sua importância para reduzir o número dos acidentes nas estradas, as empresas ainda têm resistência de fazer o investimento por aumentar o custo do veículo de 5% a 10%. Este percentual varia conforme o valor do chassi. No caso da opção da Cometa, o percentual é maior, pois ela comprou um Scania K 360 4×2. Em um K 420 8×2, o percentual seria bem menor.
Grupo JCA

A iniciativa da Viação Cometa sinaliza para o investimento em ônibus mais seguros. O Grupo JCA, dono das empresas Catarinense, Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão, há anos investe na constante qualificação dos seus motoristas por meio da Fabet (Fundação Adolfo Bósio de Educação no Transporte), com resultados bastantes expressivos, não só na redução de acidentes, como na redução de consumo de diesel, pneus e sistemas de freios.
Segundo Fernando Guimarães, diretor da Viação Cometa, a empresa testou um ônibus Scania com o ADAS e teve uma avaliação bastante positiva. A tendência é que toda a frota a ser renovada seja com essas tecnologias de segurança.
“A aquisição do ADAS por um grupo do tamanho da JCA comprova a importância do sistema, que permite ao conjunto aumentar a segurança dos passageiros e dos motoristas. Estamos no caminho certo”, afirma Alan Frizeiro, gerente de vendas de ônibus da Scania no Brasil. “Será cada vez mais um diferencial ao usuário de nossos clientes viajar num ônibus com um sistema avançado de proteção. Temos certeza de que as encomendas irão aumentar já em 2019.”
Tecnologia oferecida no Brasil vs. Europa

Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz do Brasil, acredita que, dentro de dois anos, a marca vai oferecer as tecnologias de assistência ao motorista lançadas recentemente na Europa, mais avançadas do que as atuais oferecidas no País.
As tecnologias europeias atuais se diferenciam das oferecidas no mercado brasileiro pelo uso de radares mais avançados, com capacidade para reconhecimento de pedestres, ciclistas e outros objetos menores, evitando, assim, atropelamentos.
Outra diferença apontada pelo executivo é o sistema de reconhecimento de faixa de rolagem disponível no Brasil. Ele apenas avisa ao motorista (por sinal sonoro e luz) que o ônibus está mudando de faixa. Isso ocorre quando o movimento lateral não é tensional (sem a seta ligada). Na tecnologia de leitura de faixa mais avançada, o sistema avisa por sinal e se o motorista não reage, o sistema aciona de forma autônoma o volante para manter o veículo na faixa.
Demanda ou regulamentação
Tanto Scania, Mercedes-Benz e Volvo podem e deverão trazer tecnologias de segurança mais avançadas para o transporte de passageiros, porém, para isso deve existir demanda no mercado ou por iniciativa do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), ou Congresso Nacional. Haverá necessidade de um investimento inicial por parte das transportadoras, porém, a economia de vidas e danos materiais compensam ao longo do tempo.
Leia mais:
Nena Viagens foi a primeira a comprar o ADAS e como ele funciona
TRANSPORTE MUNDIAL VERSÃO DIGITAL
Sabia que a mesma versão da revista TRANSPORTE MUNDIAL impressa pode ser lida por meio de assinatura nas bancas digitais UOL (nuvem do jornaleiro) e GoRead? É possivel também acessar edições anteriores. Além da nossa revista, você pode acessar dezenas de outros títulos com uma única assinatura, com muito conteúdo e entretenimento para ficar bem informado em diversas áreas do conhecimento.