Conhecido também como “retrofit”, a transformação de veículos a combustão em elétricos já vem sendo realizada há cerca de duas décadas por grandes operadores logísticos nos Estados Unidos, como a Fedex. No entanto, como negócio por parte do maior fabricante mundial de veículos comerciais é inédito e pode gerar uma grande transformação na descarbonização da logística urbana. No Brasil, a Protege fez o retrofit de um caminhão de transportes de valor, veja link no final deste texto.

A Stellantis, dona de marcas como Fiat, Peugeot, Citröen, entre outras, firmou parceria com a Qinomic, empresa de alta tecnologia especializada em soluções inovadoras e sustentáveis ​​para mobilidade e transformação de veículos comerciais leves com motores de combustão interna em veículos de propulsão elétrica garantindo qualidade nível OEM (equipamento original de fábrica) e mantendo características como segurança, durabilidade e homologação.

“Estou muito feliz que a Stellantis esteja colaborando com a Qinomic no desenvolvimento dessa tecnologia de atualização”, disse Alison Jones, vice-presidente sênior da unidade de negócios de economia circular da Stellantis. “Esta inovação dá aos nossos clientes profissionais a possibilidade de transformar os comerciais leves em veículos elétricos, prolongar a sua vida útil e cumprir os requisitos legais em matéria de mobilidade.”

Prolongar a vida útil dos veículos é um dos principais objetivos da Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis , que realiza a iniciativa em colaboração com a Corporação de Veículos Comerciais e o Stellantis Ventures Studio.

Solução econômica

A solução para retrofit elétrico (electric retrofit) visa garantir a locomoção com uma solução econômica que atenda a necessidade dos clientes de prolongar a vida útil de seus veículos e continuar realizando suas atividades mesmo em caso de acesso a regiões com restrições de circulação.

De acordo com o Relatório de Mobilidade Urbana do EIT*, o número de áreas com restrições de circulação na Europa aumentou 40% nos últimos três anos e deve crescer após a implementação de regras que regulam o acesso de veículos às cidades. Tal tendência será copiada por prefeituras brasileiras.

“A tecnologia de retrofit permitirá à Stellantis fortalecer sua posição de liderança no campo de soluções de mobilidade de emissão zero para clientes profissionais, juntamente com nossa linha de vans elétricas”, disse Xavier Peugeot, vice-presidente sênior da Stellantis, Unidade de Negócios de Veículos Comerciais.

O projeto confirma o compromisso da Stellantis com a inovação e sua disposição de contar com parceiros para apoiar seu plano de eletrificação. A Stellantis está avançando em uma estratégia de descarbonização líder do setor com a ambiciosa meta de emissões líquidas de carbono zero até 2038, conforme descrito no plano estratégico Dare Forward 2030

“Estamos entusiasmados com esta nova parceria estratégica com a Stellantis ”, disse Frédéric Strady, cofundador e CEO da Qinomic. “É um passo importante no desenvolvimento do Qinomic, que nos permitirá finalizar e implementar algumas das soluções técnicas inovadoras nas quais estamos trabalhando para o setor de retrofit.”

A conclusão deste projeto de desenvolvimento conjunto até 2023 e o feedback positivo dos clientes sobre o desempenho dos carros de demonstração levarão à implantação e comercialização dos dispositivos a partir da França em 2024.

“Em um mercado impulsionado pela demanda de última milha, as restrições de acesso à cidade logo vão incentivar os compradores de novos VCLs a buscar maneiras de convertê-los em um veículo de emissão zero”, disse Eric Laforge, vice-presidente da Stellantis, Veículos Comerciais Leves da Europa Ampliada. “A tecnologia de retrofit como essa permitirá que a Stellantis sustente essa tendência.” 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).