A fabricante de caminhões fora de estrada tcheca, a Tatra, vem estudando o mercado brasileiro há cerca de uma década e, agora, ela acaba de apresentar os modelos que serão produzidos em Ponta Grossa (PR). Trata-se da família Phoenix que foi desenvolvida com a cabine e motor dos modelos da DAF para que possa ser mais aceita no Ocidente e, principalmente, possa atender as legislações ambientais, como o Euro 6.

TatraBras

No Brasil a empresa que montar os pesados tem o nome de TatraBras. A unidade fabril, a primeira fora da República Tcheca, recebe investimento de R$ 102,7 milhões e a estimativa é de gerar por volta de 300 empregos diretos até 2026.

A produção será em regime CKD (significa desmontado) está prevista para começar a partir de setembro. De acordo com a Agência de Notícias do Paraná, no entanto, o investimento prevê incorporar na operação todas as etapas da fabricação, o que inclui motores e componentes. A programação estima produzir 100 unidades/ano e, gradualmente, crescer para tomar a capacidade instalada de 800 a 1 mil caminhões anuais.

A Tatra é uma marca tradicional e reconhecida uma das melhores fabricantes de caminhões fora de estrada do mundo. Ela é também uma das mais antigas, com 170 anos de história. A oferta no País será de configurações 6×6 e, futuramente, 8×8. O foco será atender os setores de mineração, construção, florestal e sucroalcooleiro.  Além do mercado brasileiro, a empresa tem planos de exportações para países da América do Sul e África. A expectativa da companhia para os próximos anos é superar R$ 500 milhões em negócios

“Existe uma demanda grande pelos modelos off-road no Brasil, que não circulam nas estradas e são utilizados por aqueles setores que exigem veículos de alta tração”, reforçou Rui Lemes, presidente da TatraBras, para a Agência de Notícias do Paraná.

As negociações da Tatra com o estado começaram há cerca de três anos e o protocolo de intenções assinado em setembro do ano passado. Além de benefícios de incentivos fiscais oferecidos por programa do estado, pesa na escolha por Ponta Grossa a presença da DAF, da qual a marca tcheca utiliza as cabines do caminhão CF, modelo recentemente lançado no País. O motor também é do Grupo Paccar, dono da DAF, e a transmissão da ZF.

Assista o vídeo e mais sobre a Tatra:

Existem os 4×4 “gourmet” e existe o Tatra 4×4. Veja o vídeo

Assista abaixo como funciona a transmissão ZF TraXon Hybrid com motor elétrico acoplado. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).