Scania lança caminhão de 71 toneladas de PBT para operar em mineradoras

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 O caminhão 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super com PBT de 71 toneladas é o novo veículo da Scania desenvolvido para aplicações na mineração. O novo modelo é equipado com motor de 560 cv, o mesmo do cavalo mecânico rodoviário da linha Super, com algumas mudanças periféricas.

O novo Scania 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super, lançado na Exposibram 2024, um dos maiores eventos do setor de mineração da América Latina

O diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, Alex Nucci, afirma que não se trata de uma substituição do atual 660cv V8 10×4 com motor importado. O novo modelo pesadão foi apresentado na Exposibram 2024, realizada em Belo Horizonte/MG

De acordo Alex Nucci, o 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super é uma expansão do portifólio da marca no transporte mais pesado. Com ele a Scania passa a  oferecer o 8×4, o 560cv 10×4 e o 10×4 660 V8 como opção para aplicações especiais.

Novo caminhão Scania traz vantagens em relação ao 10×4 com motor V8

As principais vantagens em relação ao modelo 10×4 equipado com motor V8 são o intervalo de manutenção 50% maior, 500 horas para 750 horas, comunização com os 8×4 da marca e menor preço de aquisição. Em resumo, o lançamento completa a linha off road da fabricante, que ainda conta com os modelos XT 460 6×4, G 460 8×4 e o G 500.

O setor absorve entre 1500 e 2.000 caminhões por ano. Somente nas configurações 8×4 e 10×4 são cerca de 600 unidades/ano e se tratando do 10×4, a expectativa da Scania é comercializar em 50 e 100 unidades/ano.

Alex Nucci
Novo caminhão Scania 10×4 oferece mais produtividade, afirma Alex Nucci

Atualmente os caminhões off road são projetados para essa finalidade. “Não é como no passado que se pegava um caminhão rodoviário e jogava na mineração”, Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

Segundo Nucci, o lançamento oferece mais produtividade, bem como maior velocidade média e economia de combustível superior. O executivo acrescenta que o modelo completa o portifólio de modelos fora de estrada da marca com uma vertente para cada segmento: cana, madeira e mineração.

Carga líquida do modelo são 50 toneladas

O XT 560 G 10×4 carrega 11 toneladas em cada um dos três eixos dianteiros direcionais e 38 toneladas nos dois eixos traseiros de tração. Segundo Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, a carga líquida do modelo é de 50 toneladas. Com uma báscula de 33 m³, o PBT do veículo chega a 71 toneladas.

O chassi do XT 560 G 10×4 mede 9,9 metros, contra 8,8 metros dos outros modelos. Com essa medida, o veículo é mais adequado para operar em minas que permitem um raio de giro maior, de até 11 metros. A capacidade máxima de tração (CMT) do XT 560 10×4 é de 210 toneladas. O sistema de suspensão conta com molas parabólicas na dianteira e trapezoidais na traseira.

Transmissão do Scania 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super é mais leve, possui sessão planetária reforçada e faz engates mais rápidos e suaves, explica Marcelo Gallao

“Esse caminhão oferece todos os benefícios do Super. Ele possui um motor de 560 cv com 2.800 Nm e uma caixa de câmbio G33 de 14 marchas com planetária pesada. Além disso, cada engrenagem é 22 mm mais larga, o que distribui melhor o peso e aumenta a capacidade, especialmente para a mineração”, explica Gallao.

Outro destaque, segundo o executivo, é a transmissão, que é 80 kg mais leve que a da geração anterior. A nova caixa de câmbio, produzida em alumínio, possui seção planetária reforçada (Heavy Planetary) e faz engates mais rápidos e suaves.

Por fim, Gallao ressalta que o 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super tem a maior capacidade de frenagem do mercado. O veículo conta com dois freios: o CRB (freio de liberação de flexibilidade) e o auxiliar hidráulico Scania Retarder. Quando combinados, esses sistemas entregam 1.153 cv de potência. “Essa dupla impressiona os clientes”, conclui.