O caminhão 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super com PBT de 71 toneladas é o novo veículo da Scania desenvolvido para aplicações na mineração. O novo modelo é equipado com motor de 560 cv, o mesmo do cavalo mecânico rodoviário da linha Super, com algumas mudanças periféricas.
O diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, Alex Nucci, afirma que não se trata de uma substituição do atual 660cv V8 10×4 com motor importado. O novo modelo pesadão foi apresentado na Exposibram 2024, realizada em Belo Horizonte/MG
De acordo Alex Nucci, o 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super é uma expansão do portifólio da marca no transporte mais pesado. Com ele a Scania passa a oferecer o 8×4, o 560cv 10×4 e o 10×4 660 V8 como opção para aplicações especiais.
Novo caminhão Scania traz vantagens em relação ao 10×4 com motor V8
As principais vantagens em relação ao modelo 10×4 equipado com motor V8 são o intervalo de manutenção 50% maior, 500 horas para 750 horas, comunização com os 8×4 da marca e menor preço de aquisição. Em resumo, o lançamento completa a linha off road da fabricante, que ainda conta com os modelos XT 460 6×4, G 460 8×4 e o G 500.
O setor absorve entre 1500 e 2.000 caminhões por ano. Somente nas configurações 8×4 e 10×4 são cerca de 600 unidades/ano e se tratando do 10×4, a expectativa da Scania é comercializar em 50 e 100 unidades/ano.
Atualmente os caminhões off road são projetados para essa finalidade. “Não é como no passado que se pegava um caminhão rodoviário e jogava na mineração”, Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
Segundo Nucci, o lançamento oferece mais produtividade, bem como maior velocidade média e economia de combustível superior. O executivo acrescenta que o modelo completa o portifólio de modelos fora de estrada da marca com uma vertente para cada segmento: cana, madeira e mineração.
Carga líquida do modelo são 50 toneladas
Outro destaque, segundo o executivo, é a transmissão, que é 80 kg mais leve que a da geração anterior. A nova caixa de câmbio, produzida em alumínio, possui seção planetária reforçada (Heavy Planetary) e faz engates mais rápidos e suaves.
Por fim, Gallao ressalta que o 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super tem a maior capacidade de frenagem do mercado. O veículo conta com dois freios: o CRB (freio de liberação de flexibilidade) e o auxiliar hidráulico Scania Retarder. Quando combinados, esses sistemas entregam 1.153 cv de potência. “Essa dupla impressiona os clientes”, conclui.