Novos investimentos de R$ 25 milhões em tecnologias digitais e R$ 70 milhões na
nova geração de caminhões Scania R 450 e R 500.

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Janaina Araújo, diretora-presidente da Tora Transportes. Foto: divulgação

A Tora Transportes, empresa mineira com 47 anos de história e um dos maiores operadores logísticos do País, realiza o investimento de R$ 25 milhões em tecnologia digital nos próximos dois anos. Denominado de Tora Digital, a aplicação dos recursos começa neste ano com parceria com a TruckPad para contratação e gerenciamento de caminhoneiros autônomos e seguirá com apoio a startups no desenvolvimento de novas soluções para a atividade da empresa. A transportadora também está investindo R$ 70 milhões para ampliação e renovação da frota própria de caminhões pesados, hoje com idade média de três anos. Além do transporte de cargas, a Tora fornece soluções intermodais, promovendo a integração trem-caminhão. Confira a entrevista que a TRANSPORTE MUNDIAL fez com a diretora-presidente da Tora, Janaina Araújo, sobre a transportadora e essas transformações:

TRANSPORTE MUNDIAL • Qual a estrutura da empresa em frota própria, agregados e abrangência de clientes?
JANAINA Araújo • Hoje temos 450 cavalos mecânicos e 2.000 carretas. Temos também mais de 200 profissionais agregados fixos, fora a contratação de cerca de 3.000 motoristas autônomos por mês. Em 2018, nós adquirimos 120 caminhões dos modelos Scania R 440 6×2 e R 480 6×4, um investimento de R$ 39 milhões. Para este ano, estamos comprando mais 180 Scania dos caminhões da nova geração, dos modelos R 450 6×2 e R 500 6×4, com investimento de R$ 70 milhões. Parte deles vão substituir caminhões 2013 e também vamos aumentar a frota em 15%.

TM • Quais as principais áreas de atuação dos seus clientes?
JANAINA • Hoje atuamos fortemente para o segmento siderúrgico com clientes como CSN, ArcelorMittal, Usiminas, Gerdau e Vallourec. Em mineração, atendemos Vale, CBMM e Nexa. No segmento automotivo, trabalhamos com a Fiat, atendendo as plantas de Betim e Goiana no Brasil, e de Córdoba, na Argentina, com o transporte de peças e CKD.

TM • O que a digitalização vai trazer de mudança para a Tora?
JANAINA • O principal ganho é produtividade. A digitalização traz maior agilidade no processo, redução de erros e retrabalhos. Todo o processo de gerenciamento de motoristas autônomos será feito pelo meio digital em parceria com a TruckPad.

TM • Será para o motorista autônomo contratado de forma intermitente e o agregado?
JANAINA • Sim. Será para as duas situações.

TM • Essa maior facilidade para contratação de autônomo pode fazer a Tora reduzir a frota própria?
JANAINA • Não. Existem mercados muito específicos aos quais a frota própria atua em operações que exigem caminhões dedicados, motoristas com treinamentos específicos, tipos de equipamentos que não encontramos facilmente no mercado e atuação em três turnos para maior aproveitamento do ativo. E existe o transporte que pode ser feito pelo motorista autônomo.

TM • Cada vez mais os embarcadores estão exigindo maior comprometimento com questões de sustentabilidade, como redução de acidentes. Como está a Tora nessas questões?
JANAINA • Temos investido em diversos programas para redução do número de acidentes como o rotograma falado e a utilização de câmaras dentro da cabine para o controle da fadiga do motorista. Essa tecnologia detecta o modo padrão de condução do motorista e quando identifica um comportamento diferente, o sistema faz um alerta por meio sonoro e comunica a nossa central de operações rodoviárias para as providencias imediatas. Hoje estamos adotando tecnologias com eficiência comprovada em prol da maior produtividade e segurança de nossos motoristas.

TM • Quanto da frota é conectada?
JANAINA • 100% conectada, rastreada por central própria que opera 24 horas por dia e sete dias da semana.

TM • Para o cliente da Tora, o que está mudando?
JANAINA • Hoje o cliente enxerga o ganho de produtividade na melhor gestão do limpo e ainda ganhos significativos na segurança. O cliente também pode contribuir muito neste processo, através de uma melhor eficiência na programação das cargas e ainda melhor planejamento das operações de carga e descarga.

TM • Qual é o maior fornecedor de implemento rodoviário?
JANAINA • Trabalhamos muito forte com a Facchini, mas temos parceria com a Randon e Rossetti.

TM • Qual o volume transportado?
JANAINA • Cerca de 500.000 toneladas mês e cerca de 3.000 despachos mensais.

TM • Qual a expectativa para 2019?
JANAINA • Concluirmos todo o processo de integração para gerenciamento de motoristas autônomos com a TruckPad, continuar investindo em tecnologia e treinamentos para aprimoramento dos nossos processos e pessoas. Estamos otimistas. A empresa está trabalhando com crescimento em faturamento, que em 2018, foi de R$ 680 milhões.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).