A divisão de peças do Grupo Paccar inaugurou hoje (23 de julho) o novo Centro de Distribuição Paccar Parts. Ele é localizado em Ponta Grossa (PR) e possui 16 mil metros², seis vezes maior do que o antigo, e atenderá à Rede de Concessionárias DAF em todo o Brasil.

“O novo Centro de Distribuição, em Ponta Grossa (PR), possui tecnologia de ponta, permitindo reduzir o tempo entre a entrada do pedido e a sua entrega. Além disso, possibilita-nos obter com mais agilidade as peças que nossa Rede mais necessita, maximizando o tempo de atividade de nossos clientes”, reforça Carlos Tavares, diretor da Paccar Parts Brasil.
O investimento foi de R$ 100 milhões e oito pessoas foram contratadas.
Leia abaixo: Caminhão personalizado

A DAF Caminhões, do Grupo Paccar, quando começou a operar no Brasil trouxe novo conceito em peças de caminhões. Junto com ela, veio a TRP, distribuidora de peças para caminhões multimarcas. Agora, ela apresenta a identidade visual da carreta que distribuirá os componentes TRP pelo Brasil.
O veículo será operado pelo fornecedor de transporte da empresa, a Transportes Begnini. O cavalo mecânico, obviamente, é um DAF CF85 410 4×2 com um semirreboque de três eixos.

O conceito de peças para multimarcas rapidamente foi entendido por quase todas as fabricantes de caminhões, o que beneficiou os transportadores pelo aumento da concorrência e opções. São peças mais baratas do que as genuínas das marcas, no entanto, com garantia também. Seria como uma peça de segunda linha e mais barata.
Assim, a Mercedes-Benz lançou a linha de peças Alliance; a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a linha Economy; e a Iveco, a NEXPRO.
Peças remanufaturadas
Outra opção que algumas marcas oferecem é a de peças remanufaturadas, aquela reindustrializada pelo próprio fabricante do produto e que tem seus componentes desgastados substituídos por novos ou recuperados dentro dos níveis de qualidade exigidos no projeto da peça nova.
De acordo com a ANRAP – Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças – o processo de remanufatura do produto é realizado dentro das instalações do fabricante original. É importante ressaltas que somente o fabricante detém o conhecimento para reconstituir a peça dentro dos padrões tecnológicos de produção e deixá-la “nova de novo”. É um produto com garantia de originalidade, procedência e suporte técnico do fabricante.
No caso do processo de recondicionamento, a peça defeituosa não passa por uma avaliação criteriosa para identificar quais itens necessitam ser reparados. Assim, apenas os componentes defeituosos são substituídos por outros de procedência duvidosa e, caso o defeito da peça ainda persista, não há um suporte técnico devido e confiável. O produto é consertado sem seguir quaisquer normas tecnológicas ou processos seguros de produção. Esta origem duvidosa expõe o usuário a riscos de acidentes e reduz, consideravelmente, o tempo de uso do veículo.