A Veloce Logística implantou o programa Selo Verde, com o objetivo de certificar que a frota de veículos que prestam serviços para ela esteja dentro dos padrões de emissão de gases de efeito estufa estabelecidos pelos fabricantes e pelo governo.
Os caminhões terão a fumaça controlada anualmente por um teste de opacímetro, aparelho que mede o nível de poluentes emitido pelo veículo. Quanto mais escura e densa for a fumaça mais poluentes ele vai emitir na atmosfera. Portanto, é importante que os caminhões aprovados devem estar com as emissões de acordo com o indicado pelos fabricantes e/ou pela resolução 418, de 2009, do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
“Desta forma, aumentamos a precisão de nossos controles para o inventário de emissões de gases de efeito estufa e para a redução dos mesmos em nossas operações, contribuindo para limpar também a cadeia produtiva de nossos clientes”, afirma Paulo Guedes, presidente da Veloce.
Iniciado em outubro de 2013, o programa já inspecionou 38% da frota total do transporte. Destes veículos, 95% foram aprovados.
Além de receber o Selo Verde, as transportadoras parceiras com veículos certificados ganham também pontos extras para o Prêmio Destaq, que reconhece os fornecedores da Veloce com melhores avaliações em termos de Desempenho, Qualidade e Sustentabilidade.