Neste mês, a ZF comemora 65 anos de atuação no Brasil. A empresa é uma das principais fabricantes de transmissões no Brasil, bem como fornecedora de componentes para a indústria automotiva.
Os produtos e tecnologias da empresa equipam a maioria dos caminhões, veículos comerciais e de passeio no Brasil. A ZF atua também no setor da reposição de peças por meio da sua divisão de Aftermarket.
Além de atender a diferentes tipos de veículos, para o transporte de carga e de passageiros, os produtos do Grupo atendem também outros setores. Entre eles o da agricultura, construção, energia eólica, marítimo e fluvial, todos com componentes e tecnologia.
A ZF comemora 65 anos de atuação no Brasil como a única do setor automotivo que fabrica módulos eletrônicos de segurança no Brasil. Da mesma forma, também produz a nova geração de transmissões automatizadas TraXon na unidade de Sorocaba. Desde 2020 essas transmissões equipam caminhões pesados no Brasil.
65 anos de pioneirismo e transformações
A empresa se destaca também como a primeira no Brasil do setor automotivo a nacionalizar, em 2022, o sistema de freio de estacionamento elétrico. Se trata do EPB – Electric Parking Brake. Esse equipamento é produzido na fábrica de Limeira/SP. A unidade é considerada uma das mais modernas do mundo dentro do Grupo.
Em 2021 essa unidade passou a produzir a geração 7.5 do componente de segurança ativa Airbag Control Unit – ACU. Neste segundo semestre, a empresa anunciou a produção local também do ESC (Sistema Eletrônico de Estabilidade).
Aquisições e combinação de forças trouxe avanços ao desenvolvimento e produção
Em 65 anos de atuação no Brasil, a ZF realizou várias aquisições e ações de pioneirismo. Entretanto, a TRW e a WABCO, adquiridas em 2015 e 2020, respectivamente, são destacadas como as empresas que trouxeram grandes transformações e fortes impactos ao Grupo ZF.
De acordo com a empresa, a combinação de forças com a TRW trouxe avanços ao desenvolvimento e produção de sistemas de segurança ativa e passiva e eletrônicos. Juntamente com a WABCO, o Grupo ZF se tornou o maior fornecedor de componentes para veículos pesados do mundo.
O portifólio reúne sistemas de atuação em direção, freios, controle eletrônico de estabilidade (ESC). Do mesmo modo, inclui também soluções digitais, entre outros itens.
As empresas agregam juntas as mais avançadas tecnologias do mundo para o setor de transportes rodoviário de carga e de passageiros, bem como tecnologias para carretas.
Na visão da ZF, TRW e WABCO abriram caminho para a construção de uma nova história da companhia em nível global. Acima de tudo, tornaram a ZF uma das principais provedoras globais de soluções capazes de agregar mais segurança, eficiência e sustentabilidade à mobilidade.
Unidade colunas de direção elétrica, a mais moderna do Grupo ZF
Outro destaque do Grupo ZF é a linha de produção de colunas de direção elétrica, em Limeira/SP. A unidade foi inaugurada em 2021 e rapidamente se transformou em referência global no segmento. Segundo a ZF, essa projeção se deve principalmente às tecnologias em termos de controle e automação.
A unidade é considerada a mais moderna de todo o Grupo ZF no mundo, principalmente para a produção deste tipo de componente. Além disso, é reponsávela pela liderança da empresa no mercado no brasileiro.
Fábricas e engenharia se destacam como referências globais
A ZF atribui à atuação da engenharia brasileira a elevação da importância da operação, sobretudo dentro do contexto global do Grupo. Essa relevância é creditada à experiência do time de profissionais para o desenvolvimento de soluções criativas e eficientes para diferentes aplicações.
Por fim, as unidades da ZF instaladas no Brasil se posicionam entre as mais modernas do Grupo ZF. Esse status, segundo a empresa, é devido aos investimentos em P&D – Pesquisa e Desenvolvimento e, em grande parte, ao talento dos colaboradores.
Para Carlos Delich, presidente da ZF na América do Sul, os passos que influenciaram os avanços da ZF no Brasil estão ligados à capacidade dos times para atender as necessidades do mercado como um todo, hoje e no futuro.
Centro Global de desenvolvimento de eixos agrícolas
A unidade de produção de eixos agrícolas é considerada pela ZF um centro global de desenvolvimento para este tipo de produto. Nesse sentido, a empresa entende que a engenharia local da companhia é favorecida pela alta demanda do setor, que espera soluções cada vez mais eficientes. Essa fábrica está instalada em Sorocaba/SP.
Centro de Distribuição para o mercado de reposição
Outro destaque é o Centro de Distribuição da ZF, sobretudo para o mercado de reposição. A unidade concentra as atividades de logística de peças das marcas do Grupo (ZF, LEMFÖRDER, SACHS e TRW).
O Centro de Distribuição foi inaugurado em Itú/SP há seis anos e já se desponta como um dos mais digitalizados da ZF aftermaket em nível global.
Unidade do Brasil foi a primeira fora da Alemanha
Carlos Delich afirma que a ZF tem uma relação particularmente especial com o Brasil. O executivo lembra que foi aqui, em 1958, o início da trajetória de internacionalização e expansão da empresa.
Delich destacou que a ZF vem contribuindo fortemente para enriquecer a história global da empresa pelo mundo, desde o início das operações no Brasil.
“O brasileiro é reconhecido pela sua paixão pelo que faz e pela inovação presente no seu DNA. Isso faz toda a diferença para continuarmos avançando com boas e novas soluções ao mercado”, finalizou o executivo.