Frota de ônibus elétrico cresce nas capitais do Brasil

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A prefeitura de São Paulo anunciou que as empresas que atuam no transporte coletivo da capital encomendaram 2.152 novos ônibus 100% elétricos. As aquisições fazem parte da lei que determina que a capital tenha cerca de 2.600 ônibus elétricos até 2024.

Assim, espera-se que 1.484 ônibus elétricos desse montante comecem a operar ainda neste ano. Enquanto o restante, 668 unidades, entram na frota a partir de 2024.

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Atualmente, operam no município 219 ônibus elétricos. Sendo 201 trólebus e 18 movidos a bateria. A frota total da capital é de 14 mil ônibus. Ou seja, grande parte com motor diesel.

Outras capitais adotam ônibus elétrico

Do mesmo modo, o sistema de transporte coletivo de Salvador, capital da Bahia, vai começar a operar com frota elétrica. Recentemente, a cidade adquiriu oito unidades do e-Bus. O ônibus totalmente elétrico a baterias da Eletra, com motor WEG, é montado sobre chassis O 500 U da Mercedes-Benz.

Com carroceria Caio eMillennium de 12,5 metros de comprimento, o e-Bus transporta 72 passageiros. Além de Salvador, mais quatro unidades do e-Bus chegam à Grande Vitória, no Espírito Santo. Os modelos vão operar na região metropolitana de Vitória.

Assim como em Salvador, os ônibus Eletra para a Grande Vitória são montados sobre chassis Mercedes-Benz O 500. Com carroceria Caio eMillennium de 12,5 metros de comprimento e motor elétrico, inversor e bateria WEG.

Mercado de ônibus elétricos

Frota de ônibus elétricos cresce nos municípios do Brasil
BYD é a marca que mais oferece opções de ônibus 100% elétricos

Seja como for, as fabricantes estão se preparando para atender à demanda da capital paulista. Bem como o mercado em outras capitais do País.

Nesse sentido, a Mercedes-Benz, Eletra e BYD são as marcas que já oferecem ônibus 100% elétricos para atender o transporte coletivo. E há modelos, como o da parceria da Eletra com a Mercedes-Benz que já rodam em demais cidades. Do mesmo modo, a BYD, oferece chassi para o segmento urbano de 13 a 23 metros.

A Mercedes-Benz também oferece o eO500U. Com capacidade para 83 passageiros chega a 300 km de autonomia.

Por sua vez, a Volvo Buses anunciou que a partir do meio do ano começa a testar no País, o chassi BZL 100% elétrico. Por ora, as capitais eleitas para rodar com o modelo são São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Assim, de acordo com a Volvo, o BZL aqui terá versão de piso baixo. E conta com autonomia de 300 km, nas opções de três a cinco baterias. Podendo receber um ou dois motores elétricos.

Do mesmo modo, a chinesa Higer Bus, fabricante de ônibus elétrico, vai iniciar a produção de seus veículos no Brasil ainda neste ano. Durante 2022, a empresa testou o Azure A12BR, modelo com 12,2 metros e com capacidade para 70 passageiros.