Volvo investe em tecnologia de detecção de ciclistas e pedestre, além de caminhões urbanos mais baixos e com maior área de visão para o motorista. Foto: Volvo

Os acidentes como consequência dos pontos cegos de veículos grandes como caminhões e ônibus poderão ser eliminados com as novas tecnologias apresentadas pela Mercedes-Benz, Volvo e ZF.

Por meio de radares que monitoram toda a lateral do veículo, o motorista pode ser alertado sobre a presença de pedestres, ciclistas e outros veículos na lateral.

O sistema da ZF, batizado de Side Vision Assist, além de avisar ao condutor sobre o risco de acidente iminente, ele pode intervir na direção do caminhão, desviando ou acionando os freios até para o veículo.

O Side Vision Assist será uma das novidades da ZF no Salão de Hannover, maior feira de veículos comerciais que ocorre entre os dias 20 e 27 de setembro, na Alemanha.  

Mercedes Sideguard

Sistema Sideguard está disponível para os modelos New Actros, Arocs e Antos desde 2016. Foto: Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz oferece o sistema dela (Sideguard Assist) desde dezembro de 2016 para os modelos New Actros, Arocs (modelo off-road) e Antos (equivalente ao brasileiro Atego). O sistema também detectar qualquer obstáculo quando o caminhão vai fazer virar ou mesmo em manobras em pátios.

40% dos acidentes envolvendo ciclistas ocorre do lado do passageiro por falta de visibilidade. Com a tecnologia Sideguard ocorre pode cair a zero. Foto: Mercedes-Benz

Visão acidentes zero

A Volvo Trucks trabalha em diversas frentes para veículos urbanos de carga com o objetivo de acidentes zero envolvendo vulneráveis, como ciclistas e pedestres. Além do desenvolvimento de tecnologia para evitar acidentes durante movimentos laterais do caminhão, a empresa emprega a construção de veículos com chassi mais baixo e cabine com área envidraçada maior e com ampla visão para o motorista.  

Leia mais sobre tecnologias de segurança:

Conheça sistema que limita velocidade em regiões de risco

Tecnologias da ZF para evitar colisão traseira

Ônibus rodoviário brasileiro com sistemas de segurança

Assistente de direção contra barbeiragem

 

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).