O fim dos acidentes de caminhões com ciclistas e pedestres

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Volvo investe em tecnologia de detecção de ciclistas e pedestre, além de caminhões urbanos mais baixos e com maior área de visão para o motorista. Foto: Volvo

Os acidentes como consequência dos pontos cegos de veículos grandes como caminhões e ônibus poderão ser eliminados com as novas tecnologias apresentadas pela Mercedes-Benz, Volvo e ZF.

Por meio de radares que monitoram toda a lateral do veículo, o motorista pode ser alertado sobre a presença de pedestres, ciclistas e outros veículos na lateral.

O sistema da ZF, batizado de Side Vision Assist, além de avisar ao condutor sobre o risco de acidente iminente, ele pode intervir na direção do caminhão, desviando ou acionando os freios até para o veículo.

O Side Vision Assist será uma das novidades da ZF no Salão de Hannover, maior feira de veículos comerciais que ocorre entre os dias 20 e 27 de setembro, na Alemanha.  

Mercedes Sideguard

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Sistema Sideguard está disponível para os modelos New Actros, Arocs e Antos desde 2016. Foto: Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz oferece o sistema dela (Sideguard Assist) desde dezembro de 2016 para os modelos New Actros, Arocs (modelo off-road) e Antos (equivalente ao brasileiro Atego). O sistema também detectar qualquer obstáculo quando o caminhão vai fazer virar ou mesmo em manobras em pátios.

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40% dos acidentes envolvendo ciclistas ocorre do lado do passageiro por falta de visibilidade. Com a tecnologia Sideguard ocorre pode cair a zero. Foto: Mercedes-Benz

Visão acidentes zero

A Volvo Trucks trabalha em diversas frentes para veículos urbanos de carga com o objetivo de acidentes zero envolvendo vulneráveis, como ciclistas e pedestres. Além do desenvolvimento de tecnologia para evitar acidentes durante movimentos laterais do caminhão, a empresa emprega a construção de veículos com chassi mais baixo e cabine com área envidraçada maior e com ampla visão para o motorista.  

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).