Por Luiz Muniz
O gerenciamento da cadeia de abastecimento tem sido o grande desafio estratégico das organizações, tendo em vista sua importância na criação de diferenciais competitivos.Justamente por isso, não é uma mera responsabilidade daqueles gestores que atuam na área de transportes e outros processos logísticos, mas, ao contrário disso, é a atividade mais abrangente de toda a organização.
E apesar de haver muitas inovações tecnológicas capazes de otimizar tarefas operacionais como a definição de rotas, organizar a distribuição de cargas, é necessário desenvolver a visão sistêmica de oito processos básicos que, somente com eles, será possível reduzir custos e melhorar a eficiência operacional, através dos indicadores de OTIF(On time in full) avarias e transit time, por exemplo. Esses processos são:
8Gestão de relacionamento com cliente
Também conhecido como CRM (Customer Relationship Management) esse processo, que vai muito além de um mero sistema informatizado, define como os relacionamentos com os clientes são realizados. Através dele, os grupos de clientes são segmentados para que suas necessidades específicas possam ser estabelecidas e assim serem traduzidas em metas (objetivo + valor + prazo) e planos de ação. Esse processo aumenta a fidelidade dos clientes, pois permite a oferta de produtos e serviços personalizados e adequados à proposta de valor demandada.