Anfir prevê vender 135 mil implementos em 2023

262

De acordo com a Anfir, o melhor desempenho nas vendas de implementos virá dos pesados. Dessa forma, vendas de reboques e semirreboques deverão encerrar 2023 com 75 mil emplacamentos. 

Do mesmo modo, na sequência o segmento de carroceria sobre chassis vai responder por 60 mil emplacamentos. Ou seja, somando as 135 mil unidades previstas no ano.

LEIA TAMBÉM: Mercado de caminhões segue em queda

Seja como for, de acordo com a análise da entidade, os juros altos e a inadimplência prejudicam o acesso a financiamentos. Sobretudo do segmento leve. Contudo, com a nova previsão de PIB há expectativa de melhora. Por isso, a Anfir mantém um fechamento positivo para o setor neste ano.

Anfir prevê vender 135 mil implementos em 2023
Implementos pesados têm melhor desempenho puxado pelo agronegócio

“O ritmo dos negócios nos dois segmentos onde atuamos não é uniforme. O mercado atravessa dificuldades para obtenção de crédito”, completa o presidente da Anfir, José Carlos Spricigo.

Sobre os implementos pesados

Do mesmo modo, como ocorre no mercado de carrocerias sobre chassis, a taxa de juros elevada e a inadimplência nas empresas tornam mais difícil o acesso ao financiamento. Ou seja, o que impacta também o mercado pesado. Entretanto, parte desse segmento opera no agronegócio. Que se destoa da atual situação econômica.

De acordo com o presidente da Anfir, os negócios que suportam o segmento pesado, como agronegócio e construção civil, mantêm-se em alta. “E nossa indústria está respondendo o desafio de atender a demanda”, diz Spricigo.

Base para as projeções

“Dessa forma, as dificuldades existem, mas entendemos que elas não são insuperáveis. E vemos que surgem visões positivas no mercado financeiro. O que nos anima”, ressalta o executivo. Nesse sentido ele se refere a nova projeção do PIB anual feita pelo Banco Central.

O Banco Central informou que o crescimento da economia para 2023 deverá ser de 2,19%. A informação foi divulgada no boletim Focus, que reúne as projeções de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos do país.