Araguaia é concessionário-modelo da Mercedes

165

Há dez anos, a Mercedes-Benz implantou um programa de padronização em toda a rede de concessionários da marca, o StarClass, que garante premiações — inclusive monetária — às representantes mais fiéis aos padrões da empresa. As classificações são quatro: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. 

No ano de 2015, o melhor concessionário, segundo as regras do StarClass, foi o Araguaia, que recebeu o troféu Diamante no programa de certificação. Para os representantes da revenda, que já foi agraciada com a premiação ‘Ouro’ em outros anos, a revenda fica ainda mais em evidência para seus clientes. “O programa ajuda a manter a competitividade do nosso negócio. Contamos com o apoio da fábrica nos momentos de dúvidas sobre as regras da certificação, mas toda nossa equipe estava bem comprometida e a união foi fundamental”, afirma Fernanda Guidotti, diretora comercial do Grupo Pirasa, dono da Araguaia.


Roberto Leoncioni, vice-presidente de marketing, vendas e pós-venda da Mercedes-Benz do Brasil, explica que, para entrar no programa, o concessionário interessado passa por uma série de filtros, sendo avaliado em termos de performance, excelência operacional e atendimento ao cliente. Se aprovado nesse filtro, a empresa participa do StarClass.

A marca prepara novidades para 2016. Até o ano passado, o StarClass era um programa ‘interno’, avaliado exclusivamente pelos critérios da marca, sem interferência dos clientes. A partir do ano que vem, o cliente passa a ter mais peso nessa decisão, quando ele poderá classificar o atendimento do concessionário. “Com uma nova campanha de mídia e de comunicação no ponto de venda, queremos transformar a certificação StarClass em selo de qualidade para o cliente, atestando o mais alto nível de serviços, atendimento e estrutura”, diz Leoncini.