Bons motoristas

99

Luciano Burti comemora a qualificação de cerca de 1 500 motoristas

Luciano Burti comemora a qualificação de cerca de 1 500 motoristas

A Navig, especializada em treinamento e reciclagem para motoristas de caminhões e ônibus, criada pelo piloto e comentarista Luciano Burti, já qualificou aproximadamente 1.500 motoristas de caminhões durante seus dois anos de existência. Entre as empresas que aderiram aos cursos oferecidos por meio de simuladores, que utilizam tecnologia similar as empregadas em treinamentos aéreos, estão grandes transportadoras como Luft, Braspress, Contatto e Rápido 900.

“É importante ressaltar que 96% dos motoristas tiveram resultados positivos no simulador e a maioria transferiu este desempenho para o dia a dia no caminhão”, avalia Luciano Burti. De acordo com ele, em média, motoristas mais capacitados passam a economizar entre 5% e 10% de diesel.  

Um dos diferenciais da Navig é oferecer os cursos por meio de simuladores que funcionam em escritório móvel que é transportado por um caminhão. A unidade de treinamento vai até o cliente e fica à disposição o tempo necessário.

Além do simulador, a Navig disponibiliza instrutores que cuidam do treinamento teórico e prático dos motoristas e o material didático. No fim do curso, há mensuração de resultados. “Nos meses seguintes ao treinamento, acompanhamos o resultado desses motoristas em seu dia a dia e ele recebe o Certificado de Qualificação da Navig, caso atinja os resultados esperados”, conta Burti.

O carro-chefe do curso é o módulo Motorista Eficiente que proporciona uma direção mais econômica, com redução do consumo de diesel, dos custos de manutenção e da sinistralidade. “É o mais procurado por ser um treinamento muito eficaz e que contribui para gestão de frota efetiva”, diz.

De acordo com Burti, a tendência é que a procura por este módulo seja cada vez maior devido à necessidade constante de transportadoras e operadores logísticos em reduzir de custos. “O curso acaba sendo um investimento porque o motorista fica apto a reduzir o consumo em até 10%. O custo do treinamento se paga aproximadamente após o profissional dirigir um caminhão por 6.000 quilômetros”, explica o proprietário da Navig. E isso sem contar a redução de custos com manutenção.

Ônibus seguros

Os próximos passos da Navig serão rumo a uma maior especialização no mercado de ônibus. A empresa já oferecia cursos para motoristas de empresas de transporte de passageiros, porém, em breve lançará um novo simulador desenvolvido especificamente para o segmento de ônibus urbanos e rodoviários.