A Navig, especializada na qualificação de motoristas de caminhões, ônibus e automóveis, promoveu o treinamento “Motorista Eficiente” para 50 profissionais da transportadora Transzero.
A UMT (Unidade Móvel de Treinamento), equipada com o simulador Navig, ficou durante três dias à disposição da empresa especializada em transporte de veículos. Segundo Luciano Burti, proprietário da Navig, o interesse da Transzero surgiu da necessidade em aprimorar a capacitação dos motoristas para uma condução mais eficiente e econômica. “A Transzero é uma referência por ter perfil inovador e se preocupa com essa questão de treinamento”, diz Burti.
De acordo com Michelle Moraes, coordenadora de desenvolvimento de Recursos Humanos da Transzero, a solução oferecida pela Navig foi ao encontro dos objetivos da empresa de buscar aprimoramento constante para seus funcionários. “Trata-se de mais uma ferramenta de inovação e uma forma de mostrar aos motoristas vícios e falhas. E que, mesmo com toda a experiência que possuem, sempre podem melhorar”, comenta Michelle.
Para a coordenadora, o curso com o simulador proporcionou uma análise mais crítica, além de mais segurança para elevar a eficácia ao volante. “Com o curso, nossos motoristas, além de estarem mais preparados para uma condução eficiente, se sentiram mais motivados”, comentou.
Segundo o coordenador de frota da transportadora, Marcos Rogério Ribeiro, faz parte da rotina da empresa adquirir novas soluções para aperfeiçoar a eficiência em transporte de veículos.
Com 50 anos de atuação no mercado, a Transzero conta com um quadro de funcionários com 210 motoristas próprios e 754 terceirizados. Possui uma frota própria de 212 caminhões que rodam por diversas regiões do Brasil.
Motorista Eficiente
O curso “Motorista Eficiente”, que aperfeiçoa as habilidades dos motoristas para uma direção antecipatória, proporcionando mais economia e segurança, é o carro-chefe na grade de cursos oferecidos pela Navig através do simulador. “Após preparar-se com esse módulo, o motorista é capaz de diminuir em 10% a média de consumo de combustível. Em alguns casos chega a 15%”, conta Burti.
Segundo o proprietário da Navig, o simulador também poderá ser utilizado para desenvolver uma direção mais segura, em diferentes situações, além de ter módulos específicos para avaliação de motoristas em processos seletivos das transportadoras.