O Ford Transit chassi-cabine é o mais recente produto marca para o segmento de comerciais leves. O lançamento atende a faixa de carga entre 3,5 e 5,0 toneladas de PBT e já está à venda desde o início deste mês.
Ford Transit está completando três anos de retorno ao mercado brasileiro
Os veículos da família Transit são destinados ao transporte de carga, passageiros e vários outros tipos de aplicações. A Ford Transit completa este mês dois anos de presença no mercado brasileiro desde o seu retorno País em 2021.
Chassi-cabine é equipada com o mesmo motor 2.0 da família Transit
Assim como as demais versões da Transit, a chassi-cabine é equipada com motor diesel 2.0 de quatro válvulas por cilindro. A potência é de 165cv a 3.500rpm e o torque de 39,7 Kgfm na faixa de 1.750 a 2.750rpm. A tração é gerada do eixo traseiro, como nas demais versões da Transit.
No entanto, a principal diferencial do trem de força é a transmissão manual de seis velocidades. As demais versões são equipadas com caixa de marchas automática de 10 velocidades.
De acordo com a Ford, o chassi monobloco da Transit chassi-cabine segue o mesmo conceito de segurança do Furgão. Do mesmo modo, a longarina da plataforma de carga é reforçada e o balanço traseiro ajustável.
Lançamento é um modelo base com quatro possibilidades de medidas e capacidades de carga
A Transit chassi-cabine é um modelo base com quatro possibilidades de medidas e capacidades de carga. Assim, são duas versões, de 3,5 toneladas (com capacidade para 1.401kg) e 4,7 toneladas (para 2.601Kg). Ambas oferecem opções longa e curta e, do mesmo modo, nas medidas de 6,1m ou 6,6m, respectivamente.
Assim como as demais versões (miniônibus e furgão), o chassi-cabine traz de série conectividade via aplicativo FordPass™https://www.ford.com.br/servico-ao-cliente/fordpass/ .
Outras tecnologias presentes são o computador de bordo em tela de 2,3 polegadas, alertas de funcionamento, travamento e destravamento remoto do veículo, bem como localização e status do hodômetro e do nível de combustível.https://ocarreteiro.com.br/lancamentos/ford-transit-furgao/
O pacote completo inclui também o sistema start & stop (motor desliga quando o veículo para e volta a acionar quando o motorista retira o pé do pedal de freio).
A Transit chassi-cabine conta com atendimento Ford Pro. Trata-se de uma estrutura global de serviço aos veículos comerciais da marca. Disponível no Brasil desde março deste ano, o Ford Pro é parte da estratégia da marca para assegurar a fidelidade dos clientes.
Contudo, além de ampliar a oferta de produtos da marca, a Transit chassi-cabine chega com a missão de ampliar as vendas da marca. Outro ponto é o fortalecimento do modelo nas ruas do País.
A investida da Ford com a linha Transit no País se deve ao tamanho do mercado brasileiro de veículos comerciais leves, estimado em 40 mil unidades ano. Assim, o nicho de mercado da linha Transit é estimado em de 25% desse total.
Em suma, são 10 mil unidades/ano, das quais 63% se destinam ao transporte de mercadorias e 37% de passageiros. Por último, é o maior mercado da América do Sul.
Ford leva frotistas ao campo de provas para conhecer produtos e a infraestrutura
A Ford está convidando frotistas para conhecer seus veículos e sua estrutura no campo de provas da empresa em Tatui/SP. Outros produtos da linha Transit além do chassi-cabine são o furgão vidrado, os minibus 14+1 e 17+1 e os furgões de 10,7m³ e 12,4m³. O furgão 100% elétrico está previsto para breve.
Por fim, os principais concorrentes do novo são o Volkswagen Delivery Express, o Mercedes-Benz Sprinter 315 CD Street e o Iveco Daily 35-160 para a versão de 3,5 toneladas.
Já os adversários para o modelo na faixa até 5 toneladas são o Iveco Daily 45-160 e o Mercedes-Benz Sprinter 517 CDI.