O Grupo Paccar, controlador da DAF Caminhões, comemora o 81º ano de lucros consecutivos, com retorno de 45% aos acionistas. Em 2019 o grupo teve a receita de US$ 25,60 bilhões, equivalente, a R$ 111,17 bilhões, com as vendas de caminhões DAF, Kenworth e Peterbilt, motores Paccar, peças e serviços financeiros. O lucro líquido, descontado todas as despesas e impostos, foi de US$ 2,39 bilhões, equivalente a R$ 10,38 bilhões.

Resultado do primeiro bimestre de 2019

Fábrica da DAF em Ponta Grossa, no Paraná. Fotos: Divulgação/Arquivo

No primeiro semestre de 2019, a DAF cresceu praticamente com a média do mercado de caminhões pesados, 87,5% — o segmento cresceu 87,3%. A fabricante de Ponta Grossa (PR) emplacou 420 caminhões dos modelos XF105 (378 unidades) e CF85 (42). Foram 215 em fevereiro e 205 em janeiro. Entre os 10 pesados mais vendidos no primeiro semestre, a DAF conseguiu o 5º lugar para o XF105 considerando todas as versões de motores e configurações de eixos.

Próxima nota: Crescimento acumulado preocupa concorrência

 Em 2018: muito acima da média

No ano passado, a DAF emplacou 2.343 cavalos mecânicos, 123,6% a mais do que em 2017. O resultado lhe garantiu o 4º lugar no segmento de caminhões pesados, o que representou 6,74% de participação, e o 7º lugar dentro da indústria de caminhões como um todo (3,09% de participação). Considerando as vendas desde o primeiro de produção em série, há cinco anos, a DAF já cresceu 876% no Brasil.

Próxima nota: DAF virou a segunda maior marca da Europa

No mundo, com alta demanda de transporte na Europa

Fábrica da DAF na Holanda

A DAF bateu todos os seus recordes. Cresceu 16,6% e se tornou a segunda maior marca da Europa considerando apenas o segmento de caminhões acima de 16 toneladas. O resultado não foi melhor porque a DAF foca muito pouco em chassis rígidos. O mercado europeu acima de 16 t entregou 319.000 caminhões em 2018, bem mais que as 306.000 unidades entregues em 2017. Segundo Harry Wolters, presidente da DAF Trucks, a demanda por transporte na Europa está muito alta. A estimativa é de que em 2019 a entrega de caminhões pesados seja entre 290.000 e 320.000 unidades. A produção da DAF em 2018, considerando todos os segmentos (leves, médios e pesados) foi de 67.000 caminhões.

Próxima nota: Transpoeste

Transpoeste

Foto: Omar Matsumoto

Por meio da concessionária DAF Barigui, os caminhões da DAF poderão ser vistos pelos visitantes da Transpoeste, feira de transporte que ocorre até o dia 22 de março no Centro de Exposições e Eventos de Cascavel (PR).

TRANSPORTE MUNDIAL VERSÃO DIGITAL

Sabia que a mesma versão da revista TRANSPORTE MUNDIAL impressa pode ser lida por meio de assinatura nas bancas digitais UOL (nuvem do jornaleiro) e GoRead? É possivel também acessar edições anteriores. Além da nossa revista, você pode acessar dezenas de outros títulos com uma única assinatura, com muito conteúdo e entretenimento para ficar bem informado em diversas áreas do conhecimento.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).