As praças de pedágio influenciam o tráfego de forma negativa. As paradas obrigatórias ocasionam congestionamentos que impactam no consumo de combustível e na emissão de gases poluentes. Por isso, o Brasil começa a desenvolver a solução free flow.
Todavia, ainda há muitas dúvidas a respeito da tecnologia. Por isso, com foco em apresentar a novidade, tirar dúvidas e explicar o seu funcionamento ao público, a Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP) realiza na próxima semana o ‘Seminário Free Flow – A Nova Modalidade do Pedágio Eletrônico’. Ou seja, um evento voltado para os profissionais e empresas do setor de transporte rodoviário de cargas a fim de conscientizá-los sobre a implementação do sistema de pedágio eletrônico e discutir a novidade.
Todavia, o Free Flor é um método de pagamento sem o veículo ter que parar. A cobrança é realizada por pórticos instalados nas estradas. O pagamento deste método é realizado de forma automática por meio de tags acopladas aos veículos ou por identificação da placa.
Dessa forma, em São Paulo, a Ecovias administra aproximadamente 55,9 km de rodovia no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), que conecta a capital ao litoral do estado em um trajeto de até uma hora. Todavia, em determinados períodos do ano, este mesmo trecho chega a registrar extensas quilometragens de congestionamentos.
Expansão do Free Flow
Nesse sentido, atualmente, o estado de São Paulo conta com três pórticos de Free Flow em rodovias. E a ampliação desse sistema deve ocorrer no primeiro semestre deste ano. A concessionária CCR RIO-SP, que gerencia três praças desse sistema na estrada Rio-Santos, vai instalar mais 21 pontos na Grande São Paulo.
Além disso, outros nove chegam no segundo semestre. Quando serão instalados mais sete sentido litoral e outros dois no trecho norte do Rodoanel Mário Covas.
Segundo Carlos Panzan, presidente da FETCESP, o Free Flow auxilia o tráfego de veículos. Mas principalmente a logística para o transporte rodoviário de cargas (TRC). Aprimorando o tempo de entrega do frete.
“O Free Flow é uma reivindicação do setor de transportes como uma forma de universalização do pedágio. A fluidez que ele possibilita colabora para o transporte de cargas cumprir prazos e auxilia na economia de outros gastos.”
Seja como for, para tirar dúvidas dos profissionais do setor, o evento ocorre na próxima quinta-feira (20), na sede do FETCESP, na Rua Orlando Monteiro, 21, na Vila Maria, em São Paulo. Para participar é obrigatório realizar a inscrição. Para isso, basta preencher o formulário do evento.