O que significa estreia: os espectadores podem voltar para ver uma parte anterior do conteúdo, mas não é possível avançar para momentos que ainda não foram exibidos. O VW e-Delivery vem sendo mostrado em partes faz mais de dois anos (leia artigos abaixo do vídeo). Mas, para quem acompanha o seu lançamento e os de outras marcas no mundo, sabe que o e-Delivery não é um caminhão elétrico qualquer. Ele é muito inovador até para os padrões mundiais. Por isso, não é possível conhecê-lo em uma única reportagem. Então, vamos resgatar o que já foi mostrado, e ao mesmo tempo, ir descobrindo-o aos poucos, pois é muita informação para um dia só. Aprecie o primeiro vídeo dele de como ele é realmente. 

No final deste artigo há link para a, entrevista com Ricardo Chaves, vice-presidente de engenharia e CTO da VWCO e o líder do projeto. A entrevista foi feita em meados de 2019, no entanto, continua bastante atual e há informações interessantes sobre os bastidores do desenvolvimento do e-Delivery.

Os compradores

O caminhão elétrico e-Delivery começou a ser montado no final de maio na fábrica de Resende (RJ) e a primeira unidade foi entregue no fim de junho ao cliente responsável para dar impulso ao projeto, a fabricante e distribuidora de bebidas Ambev, que comprou os primeiros 100 veículos dentro de uma proposta de uma intenção de compra de 1,6 mil unidades para eletrificar 35% de sua frota até 2023, até o hoje o maior negócio de aquisição de veículos elétricos em uma só encomenda já anunciado no mundo. Foi também a Ambev que testou e aprovou na prática os primeiros e-Delivery, rodando mais de 30 mil quilômetros em operações de entregas de bebidas na cidade de São Paulo, veja link para matéria sobre o teste. 

Durante o lançamento comercial, a VWCO anunciou mais dois clientes do e-Delivery, ambos do setor alimentício: a também fabricante e distribuidora de bebidas Coca-Cola Femsa, que encomendou 20 unidades, e o frigorífico JBS, que vai iniciar testes com um caminhão elétrico. 

Os bastidores da engenharia de eletrificação de caminhões e ônibus Volkswagen no Brasil

VW e-Delivery completa 30 mil km em teste e outras notícias sobre a futura frota elétrica da Ambev

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).