Diversas feiras no mundo ainda estão sendo adiadas em razão da pandemia e não será diferente com a maior feira de transporte da América Latina, a Fenatran. Prevista para ser realizada de 18 a 22 de outubro deste ano, a feira foi adiada para 16 a 20 de novembro de 2022, no mesmo pavilhão do SP Expo, na capital paulista.
O adiamento foi comunicado pela organizadora da Fenatran, a RX (nova marca da Reed Exhibitions). “A decisão foi tomada em comum acordo com as associações do setor e com os expositores”, diz Luiz Bellini, diretor de portfólio da RX. “O feedback nas conversas que tivemos foi positivo. Esperamos com isso que a gente possa fazer o evento que todo mundo estava imaginando, com um peso de participação dos expositores até maior do que foi em 2019, inclusive em negócios.”
Rota Digital
No entanto, antes da pandemia, os promotores do evento já planejavam fazer algumas transformações para aumentar as ações digitais fora do período da feira, como a Rota Digital.
“A Rota Digital não substitui a Fenatran, ela é um complemento com ações paralelas, com a Fenatran acontecendo a cada dois anos. Já a Rota Digital será de maneira perene, todos os anos”, explica Bellini. “Assim não fica mais com um hiato entre duas edições.”
Test-Drive Virtual
Ainda neste mês de junho, a RX vai lançar o Test-Drive Virtual e Interativo. Mas já se sabe que ele seguirá o mesmo formato que foi utilizado pelo Salão Duas Rodas, no qual o internauta pode ver imagens das motocicletas em 360º, acessar informações e filmes adicionais ou acionar as interações disponibilizadas pelas fabricantes.
“Todo esse trabalho é feito pela RX. É um dia inteiro de filmagem com o veículo, depois condensamos todas essas filmagens de 360º em um laboratório, para preparar as interações e disponibilizar tudo na plataforma. E toda a dinâmica é feita em conjunto com as marcas, seguindo o briefing e a estratégia de cada empresa”, comenta Bellini.
A programação on-line vai continuar em julho (com painéis sobre gestão de frotas e conectividade), agosto (e-commerce e direct to consumer), setembro (movimentação de materiais e tecnologias para frota) e outubro, que em vez da feira física terá no seu lugar um evento digital com transmissão ao vivo de debates sobre as tendência para o futuro e temas voltados a 2022 (Euro 6, segurança veicular, boas práticas). Todos os eventos virtuais terão dois dias de exibição, sempre com dois painéis por dia.
“A ideia é manter o expositor conectado com o visitante já desde maio, e eles vão ficar conectados assim até o dia da feira. É mais de um ano de geração de negócio, via digital, trazendo conteúdo, posicionamento e negócios para as marcas, deixando o mercado aquecido até o grande encontro do setor, que será entre 16 e 20 de novembro de 2022”, explica Ana Paula Pinto, gerente da Fenatran na RX.