A DAF está na Fenatran, que começa nesta segunda-feira (4), com a linha CF ampliada. Nesse sentido, a marca apresenta três modelos destinados às operações vocacionais. Além de uma versão rodoviária que ganhou o novo motor de 9 litros. Assim, substituindo o motor de 11 litros.
Começando pelos vocacionais, a marca está lançando o CF Mineração destinado à operação em minas e com possibilidade de atuar na construção pesada. Para isso, o caminhão disponível nas versões 8×4 e 6×4, pode receber carrocerias basculantes, plataforma e bomba de concreto.
LEIA TAMBÉM: Randon mostra na Fenatran bitrem com 1 mil litros de capacidade adicionais
Além disso, o caminhão é equipado com cabine Day. O motor é o Paccar MX- 13 de 480 cv de potência, combinado à caixa ZF TraXon, automatizada, de 12 marchas. O freio-motor tem capacidade de frenagem de 490 cv. Porém, se combinado ao Intarder, esse poder de frenagem sobe para 1.300cv.
Seja como for, na versão 6×4, o caminhão tem PBT de 48 t e na 8×4 o PBT sobe para 58 t. Em ambos os veículos a capacidade máxima de tração (CMT) é de 150 t.
Outro lançamento é o CF Florestal que atende aplicações nas culturas madeireira e canavieira, com oportunidades para reboque pesado e guindaste pesado. O modelo com configuração 6×4 também conta com motor Paccar MX-13 com 480 cv de potência que trabalha com a Traxon. Do mesmo modo, o freio motor é de 490 cv
Todavia, a DAF oferece três modelos de cabine: Day, Sleeper e Space Cab. O caminhão tem PBT de 41 t e CMT de 150 t.
Para construção
Já o novo CF Construção é direcionado ao mercado de construção civil. Mas também tem vocação para atender o segmento agro. Por essa razão conta com tração 6×4.
Debaixo do túnel está o motor Paccar PX-7, de 310 cv que trabalha com a transmissão ZF EcoMid de 9 marchas manual. O freio motor e 245 cv e o modelo chega ao mercado em configuração única de cabine, a Day Cab. Assim como eixos simples (sem redução) para 21 t. O PBT é de 28,1 t e o CMT é de 42 t.
Entre os tipos de aplicações, destacam-se basculante, plataforma e bomba concreto para construção. Assim como silo e ração, carga-viva, pipa e apoio no agronegócio. Há também oportunidades para aplicar o modelo nas atividades rollon e munck.
CF rodoviário ganha novo motor de 9 litros
Na linha rodoviária, a DAF mostra na feira, o CF Trator com novo motor PACCAR PX-9 nas configurações 6×2 e 4×2. Conforme a DAF, os veículos serão estratégicos para o crescimento da família CF no Brasil. Uma das novidades do novo motor é ser mais leve frente ao MX-11 de 11 litros, que por sua vez, sai de linha.
Além dos novos modelos da linha CF, durante a Fenatran a DAF apresentou o plano DAF Multisuporte Ultra, com novidades para o cliente que adquirir um caminhão DAF com o serviço. Outro benefício do novo plano é a praticidade no atendimento. Já que o comprador é cadastrado em toda a rede de concessionárias para ter prioridade em seus serviços.