Avaliamos a Fiat Strada Endurance CS (Cabine Plus) 1.4, a verdadeira versão de entrada e com 100% do foco no trabalho. No entanto, daremos algumas impressões diferentes dos sites com foco em compradores de automóveis. Neste artigo será um comparativo técnico valorizando pontos necessários para as transportadoras e em relação a única concorrente, a VW Saveiro Robust 1.6.
Sempre colocamos a rede de concessionárias como ponto fundamental para a decisão de compra para um veículo comercial. Aqui, já de partida, a Fiat tem mais experiência por ser a líder no segmento comercial leve com o Fiat Fiorino, Strada, Toro, Doblò e Ducato. A rede VW automóveis não tem nada a ver com a de caminhões, que segue outro grupo empresarial, o Traton e em comum tem só a origem e logo, além dos acionistas principais nas bolsas de valores, não no dia a dia.
Aliás, com a formação do Grupo Stellantis (fusão da Fiat Automobiles Chrysler com a PSA-Peugeot-Citroën), não há grupo no mundo com maior potencial para liderar o segmento de vans, furgões e chassi-cabine. Não vamos dizer que fica a dica porque os tomadores de decisões estão carecas de saber isso, a questão é ter tempo e foco para olhar para tantos segmentos, problema de muitas empresas no mundo, pois o dia só tem 24 horas e o ser humano nos cargos de decisão tem suas limitações para olhar para tantas marcas e segmentos. Bom, depois dessa viajada no tema globalização e suas limitações, vamos voltar ao tema deste artigo, a Fiat Strada.
Cabine e itens de série
Quem conhece a primeira Fiat Strada e anda na geração atual não diz que são os mesmos veículos, só tem o mesmo nome. A evolução da nova Strada é gigante, não é um VW Gol com caçamba. Na versão Endurance CS, o espaço interno continua sendo para duas pessoas, um para dirigir e o outro para levar um auxiliar com generoso espaço atrás dos bancos para mochilas e trecos. Em termos de equipamentos de série não há o que dizer, a lista é longa e vai deixar o funcionário da transportadora bem satisfeito trabalhando nela. Além dos equipamentos obrigatórios por lei ou já óbvios, ela sai de fábrica com ar-condicionado, computador de bordo para fazer bonito na planilha de Excel do chefe, controle eletrônico de estabilidade, E-Locker com controle de estabilidade, Hill Holder (sistema eletrônico para não bater o carro que está atrás durante a arrancada em rampa), indicador de troca de marcha (olha a planilha de Excel de novo), luz de iluminação da caçamba (era luxo até pouco tempo), regulagem do volante (respeito a barriga de cerveja e aos baixinhos e altinhos), entre outros itens já comuns em veículos de entrada.
Vamos agora aos itens de série da VW Saveiro Robust de entrada, além dos óbvios ou obrigatórios por lei: suporte para celular. Só? Pelo menos, ela custa um pouco mais barata.
Motores
O conceito de “downsizing de motores” ainda não chegou nas picapes de trabalho. Neste ponto, os números favorecem a VW Saveiro e a Fiat Strada ajuda o motorista a respeitar as leis de trânsito, e ambas vão chegar ao destino do trabalho. Como estamos falando de veículo para trabalho, o motor 1.4 da Strada, mesmo que não moderno como desejamos, ele é bastante amigo da planilha de Excel se o motorista for bem treinado. Pelos testes do INMETRO, a Fiat Strada consume 8,3 km/l (etano) ou 11,8 km/l (gasolina) na cidade, e 8,8 km/l (etanol) ou 12,4 km/l (gasolina) na estrada. Aplicando os mesmos conhecimentos para condução econômica ensinados aos motoristas de caminhão, conseguimos fazer 9,8 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada usando etanol, pois, afinal, as transportadoras têm responsabilidade ambiental com seus clientes, colaboradores e com a sociedade. Não testamos ainda a VW Robust CS 1.6, então temos só os dados do INMETRO: 7,5 km/l (etanol) e 10,8 km/l (gasolina), e na estrada, 8,8 km/l (etanol) e 12,4 km/l (estrada).
Motor |
Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Plus |
VW Saveiro Robust CS 1.6 |
Tipo |
Flex aspirado |
Flex aspirado |
Cilindros / cilindrada |
4 em linha / 1.368,3 cm³ |
4 em linha / 1.598 cm³ |
Potência |
85 (G) / 88(E) cv a 5.750 rpm |
101 (G) / 104 (E) cv a 5.250 rpm |
Torque |
12,4 kgf.m (G) / 12,5 kgf.m (E) a |
15,4 kgf.m (G) / 15,6 kgf.m (E) a 2.500 rpm |
Alimentação |
Injeção eletrônica |
Injeção eletrônica |
Capacidade do tanque de combustível |
55 litros |
55 litros |
Transmissão, eixos e suspensão
Pelos dados da ficha técnica da Fiat Strada atual não há como saber sobre a sua evolução em termos de conforto e segurança. No entanto, para quem conheceu as gerações anteriores e dirigir a atual sente uma evolução respeitável feita pela engenharia da Fiat em Betim. Falar sobre a elevação da suspensão e o eixo ômega traseiro com molas parabólicas é ser repetitivo. A geração nova está muito mais confortável do que diversos automóveis e, com ajuda da eletrônica, mais estável e segura.
Transmissão |
Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Plus |
VW Saveiro Robust CS 1.6 |
Tipo |
Manual de 5 marchas |
Manual de 5 marchas |
Suspensão dianteira |
McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora, com molas parabólicas longitudinais e amortecedores hidráulicos de duplo efeito |
Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal |
Suspensão traseira |
Eixo rígido com molas parabólicas longitudinais e amortecedores hidráulicos de duplo efeito |
Suspensão tipo braços triangulares, roda tipo independente e molas helicoidal |
Pneus |
195/65 R15 |
205/60 R15 |
Freios e sistemas de segurança
Em termos de freio e segurança não é necessário dizer muito, a lista abaixo já está clara. Neste item, a VW Saveiro Robust entrega o que a legislação obriga e mais o Alerta de Frenagem de Emergência (famoso pisca-pisca), um sistema bastante já usual e antigo, que aciona as luzes de emergência no caso de uma frenagem de emergência. No entanto, desde 1º de janeiro de 2021 entrou em vigor a norma nº 374/2020 sobre o Programa de Rotulagem Veicular de Segurança. Esta norma obriga os fabricantes e importadores de veículos a informar aos consumidores todos os itens de segurança inovadores (repetir: inovadores) presentes no veículo por meio de etiqueta no veículo exposta na concessionária e no site da marca. Mas não perca o tempo procurando no site da marca, pois ficam muito escondidos porque na maioria dos itens só vai encontrar a frase “não disponível”. Então, vai no Google e digita: “Programa de Rotulagem de Segurança + o nome da marca que estiver procurando”. Ela não vai aparecer na primeira página, então vai pulando para as seguintes e, com sorte, encontra. Na pesquisa que fiz, eu encontrei a norma na íntegra, artigos jornalísticos sobre a norma e das marcas de caminhões, mas da Fiat e VW automóveis não. Mas nem precisava para esta avaliação, pois a ficha técnica abaixo já mostra o que cada uma entrega.
Freios |
Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Plus |
VW Saveiro Robust CS 1.6 |
Sistema de freios |
Discos no eixo dianteiro e tambores no eixo traseiro |
Disco nas quatro rodas |
Eletrônica auxiliar |
|
ABS + EBD + Alerta de Frenagem de Emergência |
Pesos e capacidades
Os números do quanto a picape pode carregar e o volume de conteúdo são de acordo com o que o fabricante consegue homologar diante aos órgãos públicos respeitando a legislação brasileira. Na ficha abaixo, os números dizem por si só.
Medidas |
Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Plus |
VW Saveiro Robust CS 1.6 |
Entre-eixos (ee) (mm) |
2.737 mm |
2.752 mm |
Comprimento total |
4.474 mm |
4.474 mm |
Capacidades e pesos |
|
|
Peso em ordem de marcha |
1.078 kg |
1.084 kg |
Capacidade de carga útil |
720 kg |
715 kg |
Capacidade em volume da caçamba |
1.354 litros |
924 litros
|
Capacidade máxima rebocável |
400 kg (reboque sem freio) |
N/I |
Desempenho |
|
|
Velocidade máxima |
157,5 km/h (E) / 156 km/h (E) |
176 km/h (E) 174 km/h (G) |
0 a 100 km/h |
12,3 s (E) / 13,4 (G) |
10,5 s (E) / 10,5 s (G) |
Diâmetro de giro |
10,7 m |
N/I |
Ângulo de entrada / saída |
23,4° / 26,7° |
N/I |
Preço e desvalorização
Geralmente, utilizamos os valores médios da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por refletirem mais a realidade do mercado, já que o preço de tabela das fabricantes é a apenas um ponto de partida para negociação. Os valores são médios entre os praticados no mercado, desconsiderando o mais barato e o mais caro ou versões superiores. Em caminhões, o transportador já está acostumado a negociar preço pelo volume de unidades. Com fabricantes de automóveis também existe a compra direta como frotista, então, os preços da Fipe refletem mais a realidade do frotista e o preço de fábrica, o preço do consumidor de varejo. As razões para a Fiat Strada custar um pouco mais são óbvias e a maior desvalorização tem seu motivo. Por ser a líder de mercado há muitos e ter um volume de unidades usadas à venda, a oferta no mercado de usadas também é maior, valendo a lei de mercado.
Preço / % de (desvalorização |
Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Plus |
VW Saveiro Robust CS 1.6 |
Zero km – Tabela |
R$ 79.909 |
R$ 66.250 |
Zero Km – Fipe |
R$ 75.186 |
R$ 67.151 |
2021 / % de desval. |
R$ 67.451 (-16%) |
R$ 59.453 (-11%) |
Fonte: Fipe