Avaliamos a Fiat Strada Endurance CS (Cabine Plus) 1.4, a verdadeira versão de entrada e com 100% do foco no trabalho. No entanto, daremos algumas impressões diferentes dos sites com foco em compradores de automóveis. Neste artigo será um comparativo técnico valorizando pontos necessários para as transportadoras e em relação a única concorrente, a VW Saveiro Robust 1.6. 

Sempre colocamos a rede de concessionárias como ponto fundamental para a decisão de compra para um veículo comercial. Aqui, já de partida, a Fiat tem mais experiência por ser a líder no segmento comercial leve com o Fiat Fiorino, Strada, Toro, Doblò e Ducato. A rede VW automóveis não tem nada a ver com a de caminhões, que segue outro grupo empresarial, o Traton e em comum tem só a origem e logo, além dos acionistas principais nas bolsas de valores, não no dia a dia.

Aliás, com a formação do Grupo Stellantis (fusão da Fiat Automobiles Chrysler com a PSA-Peugeot-Citroën), não há grupo no mundo com maior potencial para liderar o segmento de vans, furgões e chassi-cabine. Não vamos dizer que fica a dica porque os tomadores de decisões estão carecas de saber isso, a questão é ter tempo e foco para olhar para tantos segmentos, problema de muitas empresas no mundo, pois o dia só tem 24 horas e o ser humano nos cargos de decisão tem suas limitações para olhar para tantas marcas e segmentos. Bom, depois dessa viajada no tema globalização e suas limitações, vamos voltar ao tema deste artigo, a Fiat Strada.

Cabine e itens de série

Quem conhece a primeira Fiat Strada e anda na geração atual não diz que são os mesmos veículos, só tem o mesmo nome. A evolução da nova Strada é gigante, não é um VW Gol com caçamba. Na versão Endurance CS, o espaço interno continua sendo para duas pessoas, um para dirigir e o outro para levar um auxiliar com generoso espaço atrás dos bancos para mochilas e trecos. Em termos de equipamentos de série não há o que dizer, a lista é longa e vai deixar o funcionário da transportadora bem satisfeito trabalhando nela. Além dos equipamentos obrigatórios por lei ou já óbvios, ela sai de fábrica com ar-condicionado, computador de bordo para fazer bonito na planilha de Excel do chefe, controle eletrônico de estabilidade, E-Locker com controle de estabilidade, Hill Holder (sistema eletrônico para não bater o carro que está atrás durante a arrancada em rampa), indicador de troca de marcha (olha a planilha de Excel de novo), luz de iluminação da caçamba (era luxo até pouco tempo), regulagem do volante (respeito a barriga de cerveja e aos baixinhos e altinhos), entre outros itens já comuns em veículos de entrada.

Vamos agora aos itens de série da VW Saveiro Robust de entrada, além dos óbvios ou obrigatórios por lei: suporte para celular. Só? Pelo menos, ela custa um pouco mais barata.

 

Motores

O conceito de “downsizing de motores” ainda não chegou nas picapes de trabalho. Neste ponto, os números favorecem a VW Saveiro e a Fiat Strada ajuda o motorista a respeitar as leis de trânsito, e ambas vão chegar ao destino do trabalho. Como estamos falando de veículo para trabalho, o motor 1.4 da Strada, mesmo que não moderno como desejamos, ele é bastante amigo da planilha de Excel se o motorista for bem treinado. Pelos testes do INMETRO, a Fiat Strada consume 8,3 km/l (etano) ou 11,8 km/l (gasolina) na cidade, e 8,8 km/l (etanol) ou 12,4 km/l (gasolina) na estrada. Aplicando os mesmos conhecimentos para condução econômica ensinados aos motoristas de caminhão, conseguimos fazer 9,8 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada usando etanol, pois, afinal, as transportadoras têm responsabilidade ambiental com seus clientes, colaboradores e com a sociedade. Não testamos ainda a VW Robust CS 1.6, então temos só os dados do INMETRO: 7,5 km/l (etanol) e 10,8 km/l (gasolina), e na estrada, 8,8 km/l (etanol) e 12,4 km/l (estrada).

Motor

Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Plus

VW Saveiro Robust CS 1.6

Tipo

Flex aspirado

Flex aspirado

Cilindros / cilindrada

4 em linha / 1.368,3 cm³

4 em linha / 1.598 cm³

Potência

85 (G) / 88(E) cv a 5.750 rpm

101 (G) / 104 (E) cv a 5.250 rpm

Torque

12,4 kgf.m (G) / 12,5 kgf.m (E) a
3.500 rpm

15,4 kgf.m (G) / 15,6 kgf.m (E) a 2.500 rpm

Alimentação

Injeção eletrônica

Injeção eletrônica

Capacidade do tanque de combustível

55 litros

55 litros

Transmissão, eixos e suspensão

Pelos dados da ficha técnica da Fiat Strada atual não há como saber sobre a sua evolução em termos de conforto e segurança. No entanto, para quem conheceu as gerações anteriores e dirigir a atual sente uma evolução respeitável feita pela engenharia da Fiat em Betim. Falar sobre a elevação da suspensão e o eixo ômega traseiro com molas parabólicas é ser repetitivo. A geração nova está muito mais confortável do que diversos automóveis e, com ajuda da eletrônica, mais estável e segura.

Transmissão

Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Plus

VW Saveiro Robust CS 1.6

Tipo

Manual de 5 marchas

Manual de 5 marchas

Suspensão dianteira

McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora, com molas parabólicas longitudinais e amortecedores hidráulicos de duplo efeito

Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal

Suspensão traseira

Eixo rígido com molas parabólicas longitudinais e amortecedores hidráulicos de duplo efeito

Suspensão tipo braços triangulares, roda tipo independente e molas helicoidal

Pneus

195/65 R15

205/60 R15

Freios e sistemas de segurança

Em termos de freio e segurança não é necessário dizer muito, a lista abaixo já está clara. Neste item, a VW Saveiro Robust entrega o que a legislação obriga e mais o Alerta de Frenagem de Emergência (famoso pisca-pisca), um sistema bastante já usual e antigo, que aciona as luzes de emergência no caso de uma frenagem de emergência. No entanto, desde 1º de janeiro de 2021 entrou em vigor a norma nº 374/2020 sobre o Programa de Rotulagem Veicular de Segurança. Esta norma obriga os fabricantes e importadores de veículos a informar aos consumidores todos os itens de segurança inovadores (repetir: inovadores) presentes no veículo por meio de etiqueta no veículo exposta na concessionária e no site da marca. Mas não perca o tempo procurando no site da marca, pois ficam muito escondidos porque na maioria dos itens só vai encontrar a frase “não disponível”. Então, vai no Google e digita: “Programa de Rotulagem de Segurança + o nome da marca que estiver procurando”. Ela não vai aparecer na primeira página, então vai pulando para as seguintes e, com sorte, encontra. Na pesquisa que fiz, eu encontrei a norma na íntegra, artigos jornalísticos sobre a norma e das marcas de caminhões, mas da Fiat e VW automóveis não. Mas nem precisava para esta avaliação, pois a ficha técnica abaixo já mostra o que cada uma entrega.  

Freios

Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Plus

VW Saveiro Robust CS 1.6

Sistema de freios

Discos no eixo dianteiro e tambores no eixo traseiro

 Disco nas quatro rodas

Eletrônica auxiliar

  • ABS + EBD + E-Locker + Controle de Tração Avançado (TC+) + Hill Holder (sistema de auxílio de partida em rampa)

ABS + EBD + Alerta de Frenagem de Emergência

Pesos e capacidades

Os números do quanto a picape pode carregar e o volume de conteúdo são de acordo com o que o fabricante consegue homologar diante aos órgãos públicos respeitando a legislação brasileira. Na ficha abaixo, os números dizem por si só.

Medidas

Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Plus

VW Saveiro Robust CS 1.6

Entre-eixos (ee) (mm)

2.737 mm

2.752 mm

Comprimento total

4.474 mm

4.474 mm

Capacidades e pesos

 

 

Peso em ordem de marcha

1.078 kg

1.084 kg

Capacidade de carga útil

720 kg

715 kg

Capacidade em volume da caçamba

1.354 litros

924 litros

 

Capacidade máxima rebocável

400 kg (reboque sem freio)

N/I

Desempenho

 

 

Velocidade máxima

157,5 km/h (E) /

 156 km/h (E)

176 km/h (E) 174 km/h (G)

0 a 100 km/h

12,3 s (E) / 13,4 (G)

10,5 s (E) / 10,5 s (G)

Diâmetro de giro

10,7 m

N/I

Ângulo de entrada / saída

23,4° / 26,7°

N/I

 

Preço e desvalorização

Geralmente, utilizamos os valores médios da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por refletirem mais a realidade do mercado, já que o preço de tabela das fabricantes é a apenas um ponto de partida para negociação. Os valores são médios entre os praticados no mercado, desconsiderando o mais barato e o mais caro ou versões superiores. Em caminhões, o transportador já está acostumado a negociar preço pelo volume de unidades. Com fabricantes de automóveis também existe a compra direta como frotista, então, os preços da Fipe refletem mais a realidade do frotista e o preço de fábrica, o preço do consumidor de varejo. As razões para a Fiat Strada custar um pouco mais são óbvias e a maior desvalorização tem seu motivo. Por ser a líder de mercado há muitos e ter um volume de unidades usadas à venda, a oferta no mercado de usadas também é maior, valendo a lei de mercado.

Preço / % de (desvalorização

Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Plus

VW Saveiro Robust CS 1.6

Zero km – Tabela

R$ 79.909

R$ 66.250

Zero Km – Fipe

R$ 75.186

R$ 67.151

2021 / % de desval.

R$ 67.451 (-16%)

R$ 59.453 (-11%)

Fonte: Fipe 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).