Esta primeira avaliação com a nova Ford Transit Minibus foi realizada no Campo de Provas da Goodyear, em Americana (SP). Em situações controladas, nós conseguimos testar diversos equipamentos de segurança e pudemos confirmar que, realmente, são os mais avançados à disposição do cliente de vans, inclusive, mais eficiente do que sistemas similares de automóveis de luxo. Na ocasião, tivemos até oportunidade de conversar com os engenheiros responsáveis toda a longa atividade para validar a Transit para o mercado brasileiro e explicamos mais sobre isso mais ao final deste texto.

No Campo de Provas, entre os 21 tipos de pistas, há uma área que recebe uma camada de água para avaliar o comportamento de veículos em dias de chuva. Nesta ocasião, a van foi levada a extremos para avaliar o controle de estabilidade, a direção elétrica e o comportamento dinâmico das suspensões.

Em outra pista, avaliação de mais três itens de segurança oferecidos apenas pela Ford Transit no segmento de vans no Brasil. Entre eles, o assistente autônomo de frenagem que conta com um radar no para-choque dianteiro que detecta diferentes tipos de objetos à frente e, em frações de segundo, calcula a distância necessária para uma frenagem de emergência para evitar uma colisão e aciona o freio de forma autônoma caso o motorista não esteja já freando.

O melhor dos assistentes de condução para o conforto do motorista é o piloto automático adaptativo, outro item do só a Transit tem no segmento dela. Ele funciona a partir de uma determinada velocidade e após ligar o piloto automático que tem as teclas no volante. A partir daí, o mesmo radar que fica no para-choque dianteiro faz a leitura do ambiente à frente medindo a distância do veículo adiante. Se o motorista programar a velocidade de 80 km/h e outro veículo à frente frear, o assistente freia automaticamente, mas, neste caso, de forma suave e programada. Se o veículo à frente sair da mesma faixa ou acelerar, a Transit acelera sozinha até os 80 km/h programados anteriormente. Isso deixa o motorista menos cansado em uma viagem e, também, em caso de qualquer situação imprevista de risco, o assistente de frenagem autônoma é acionado para evitar ou minimizar uma colisão.  

Versão maior conta com rodado duplo no eixo traseiro de tração

O outro item exclusivo da Ford Transit entre os concorrentes é o assistente de permanência em faixa. A função dele é evitar que o motorista, por distração, permita a movimentação lateral da van e invadir a faixa ao lado. Caso isso ocorra, além de um aviso luminoso, o volante faz um leve movimento para colocar o veículo de volta na faixa de rolagem. Caso o motorista esteja com a seta liga, o sistema entende que há a intenção do motorista para mudar de pista. 

A Transit passou por diversos testes nos laboratórios da Ford em Tatuí, interior de São Paulo

Desempenho no Campo de Provas

Os 386 m2 do Campo de Provas da Goodyear conta com 21 tipos de pisos diferentes e foi desenvolvido para testar pneus. No entanto, também é bastante utilizado pelas montadoras por permite diversos tipos de testes, pois a variedade de pisos e situações permitem avaliar ruídos, dinâmica e comportamento do veículo, e, principalmente situações de segurança e conforto. Nesses quesitos, a Ford Transit Minibus mostrou sua superioridade, independentemente, de qual tipo de piso que ela passou. 

Pista de teste da Ford em Tatuí (SP)

Em breve, vamos avaliar a Ford Transit em situações reais, como o trânsito urbano, rodoviário, com mais peso e em aclives e declives. Consumo de combustível depende de dezenas de variáveis. Começa pelo peso do pé direito do motorista se foi treinado para economia ou não. Mas existem outros fatores que não dependem do cuidado de quem está ao volante. A altitude, a topografia, congestionamento, a qualidade do diesel, o peso transportado, entre outros.
No entanto, mesmo sendo somente reta no Campo de Provas, o motor turbodiesel EcoBlue 2.0 com 170 cv a 3.500 rpm e 405 Nm de torque de 1.750 rpm a 2.500 rpm. Os números em si já são superiores do que os dos concorrentes. Além disso, a boa relação com câmbio manual de 6 velocidades garante o uso em baixa rotação, e graças a turbina de geometria variável, o que se traduz em conforto e baixo ruído. No Campo de Provas, houve poucas necessidades de troca de marchas devido a elasticidade proporcionada por este conjunto. Vale ressaltar que é a primeira van que já atende a legislação Proconve L7 (Euro 6) que entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022.

Os testes antes do lançamento

Antes da Ford Transit começar a ser produzida na Nordex em Montevidéu, no Uruguai, ela passou um longo caminho de nacionalização e testes realizados pela engenharia da Ford no Brasil para estar totalmente adequado às necessidades e características das estradas, clima, combustível, trânsito e o modo de dirigir do brasileiro. Em números foram mais 20.000 horas de trabalho de engenheiros, pilotos de testes e técnicos, e mais de 1 milhão de quilômetros rodados no campo de provas da Ford em Tatuí (SP), bancos de testes e estradas e cidades brasileiras, explicou diz Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.

Em termos de dinâmica no Campo de Provas, a Ford Transit mostrou muitas facilidades para condução. A começa pela direção elétrica que, além de não exigir esforço do motorista, também contribui para a economia de combustível, considerando que o sistema hidráulico exige mais esforço do motor, consequentemente, mais consumo.
Mesmo sendo já validada em diversos outros países, todos os sistemas, muitos deles exclusivos na da Ford no segmento dela, como o piloto automático adaptativo, auto start-stop, sistema de permanência em faixa e três modos de direção, tiveram que ser validados pela engenharia local.  

A Transit tem o silêncio interno como um diferencial entre as vans do mercado, sendo o resultado um trabalho de mais de 1.000 horas para aprimorar o isolamento acústico. A validação da carroceria e integridade do conjunto demandou outras 4.000 horas, com rodagem 24 horas por dia em uma rota de esforço com o veículo carregado e diferentes tipos de pista.

A adaptação de vans e furgões é muito comum e cresce na mesma medida da criatividade dos empreendedores e das diferentes atividades comerciais. Essas alterações são feitas por empresas especializadas em customizações. “Nós criamos também um processo de certificação de transformadores, uma rede de parceiros que estão preparados para modificar a Transit do jeito que o cliente quiser, nas principais regiões do Brasil, com suporte técnico e garantia de qualidade”, completa Eduardo Spada, supervisor de Engenharia Veicular da Ford.
Inclusive, para facilitar as adaptações, a Ford oferece a versão Transit Minibus Vidrada com 5.981 mm de comprimento total e sai de fábrica sem os bancos, e entregando um espaço interno de 11 m3, ampliando a versatilidade para diversos tipos de negócios.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).