Enquanto a Ford despede do setor de caminhões — manterá apenas uma joint venture na Turquia e, talvez o lincenciamento no Brasil —, o primeiro caminhão da marca completa 102 anos. 

O Model TT foi um dos ícones da marca e a sua trajetória teve início em 1917, ano de seu lançamento no mercado norte-americano. 

O primeiro caminhão da fabricante Ford foi construído com base no Model T, veículo lançado em 1908, que já apresentava inovações, como o motor de 4 cilindros e suspensão com duas molas semielípticas.

Já as principais modificações no Model TT foram chassi e eixo traseiro reforçados para o transporte de cargas de até 1 t.

Ainda em seu primeiro ano no mercado, ao preço de US$ 600, o Model TT teve 209 unidades comercializadas, a maioria com destino ao trabalho no campo, reforçando o slogan comercial da Ford para o modelo: “Os clientes podem usá-lo na fazenda, mas ainda os levam à igreja no domingo”.

O Ford Model TT, porém, não teve vida longa. Em 1928, a Ford já havia comercializado cerca de 1,3 milhão de veículos da linha TT quando decidiu substituir o caminhão por outro de maior capacidade de carga.

Neste mesmo ano, foi lançado o Model AA, para o transporte de cargas de até 1,5 t.

Ao longo dos anos, a Ford substituiu seus modelos por caminhões de maior potência e capacidade de carga, com os modelos BB, e Model 50. Com a chegava da II Guerra Mundial, a fabricante interrompeu o desenvolvimento de novos projetos e só retomou após o final da guerra, em 1948, com o lançamento da F-Series.

Nenhum modelo, porém, foi tão glamouroso e importante quanto o precursor TT.

TRANSPORTE MUNDIAL VERSÃO DIGITAL

Sabia que a mesma versão da revista TRANSPORTE MUNDIAL impressa pode ser lida por meio de assinatura na banca digital GoRead? É passível também acessar edições anteriores. Além da nossa revista, você pode acessar dezenas de outros títulos com uma única assinatura, com muito conteúdo e entretenimento para ficar bem informado em diversas áreas do conhecimento.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).