A combustão interna está viva e forte. A Ford apresentou, no final de setembro, a nova linha 2023 Série-F Super Duty de caminhões com aparência de picapes e cabines de chassi. Reprojetado por dentro e por fora, cada Super Duty conta com novas tecnologias, como conectividade 5G, e novas motorizações a combustão movidas a gasolina, diesel e gás.
“Da picape F-250 ao caminhão utilitário F-600, o Super Duty é o emblema em que os homens e mulheres mais trabalhadores da América do Norte confiam para realizar os trabalhos mais difíceis”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “Os clientes da Super Duty são construtores – a espinha dorsal de nossas comunidades e nossa economia. Despejamos cada grama de know-how e engenhosidade que temos para desenvolver o caminhão dos seus sonhos – mais inteligente, mais poderoso, cheio de recursos e tecnologia inteligentes.”
O Ford Super Duty não é apenas a ferramenta de escolha dos construtores; desempenha um papel econômico significativo. A Super Duty também é a escolha preferida para indústrias essenciais com mais de 50% de participação de mercado em veículos utilitários, mineração, construção e resposta a emergências, de acordo com a S&P Global Mobility.
“Super Duty é um nome confiável para fazer o trabalho, e nossos clientes ajudaram a torná-lo o caminhão comercial mais popular da América, sem exceção”, disse Ted Cannis, CEO da Ford Pro. “Com tecnologia de ponta, incluindo um modem 5G conectado a um poderoso ecossistema de software e serviços que aumentam a produtividade, o novo Super Duty pode mudar perfeitamente do cavalo de batalha para o escritório do futuro.”
Um motor para cada missão
Super Duty é definido por seu poder e capacidade. O novo Super Duty oferece a mais ampla gama de motores da classe:
- Novo motor a gasolina V8 de 6,8 litros padrão
- V8 de 7,3 litros que visa maior potência e torque a gasolina da classe, graças à entrada de ar e ajuste aprimorados
- Um diesel Power Stroke V8 de 6,7 litros que pode fazer intervalos mais longos entre as trocas de óleo para permanecer no trabalho por mais tempo
- Novo diesel Power Stroke V8 de 6,7 litros de alta potência com um turbo exclusivo, coletores de escape atualizados e ajuste exclusivo visando a melhor potência e torque da classe. O PowerStroke de 6,7 litros 2020 é avaliado em 1.423 Nm de torque e 475 cavalos de potência. Segundo um engenheiro da empresa, o aumento de torque e potência está em torno de 20%, portando, aproximadamente, 1.708 Nm e 570 cavalos de potência. A empresa ainda não revelou os números reais.
- Para se ter ideia, o chassi-cabine mais potente no Brasil é o Iveco Daily 70-170, com 170 cv de potência e torque de 450 Nm.
Cada Super Duty possui uma transmissão automática TorqShift de 10 velocidades projetada e construída pela Ford , e todos os modelos de chassis-cabine vêm de fábrica com uma conexão de tomada de força para operar equipamentos adicionais, como elevadores de lança e arados. A tração nas quatro rodas agora é padrão nos modelos XLT e superiores.
O novo Ford Pro Upfit Integration System (UIS) é um divisor de águas para clientes que dependem de equipamentos de carroceria e melhorias para realizar um trabalho, como guindastes ou arados. Esta solução digital fornece aos fabricantes de equipamentos de pós-venda um acesso aprimorado ao sistema elétrico e aos sinais do Super Duty para integrar e operar perfeitamente seu hardware nos displays digitais do caminhão. O software baseado em nuvem se conecta ao UIS para que os fabricantes de equipamentos possam adicionar botões digitais que permitem que os motoristas controlem seus equipamentos dentro do caminhão. O sistema também permite mais personalizações.
As novas tecnologias de assistência ao motorista
- Balanças de bordo com Smart Hitch — que estima o peso da carga em tempo real e fornece orientação sobre a distribuição do peso da lingueta do reboque diretamente na tela sensível ao toque central, aplicativo FordPass ou nas lanternas traseiras
- Sistema de câmera de reboque de 360 graus — que fornece uma visão panorâmica do reboque para facilitar as manobras em espaços apertados e praticamente sem pontos cegos
- Sistema de informação de ângulo morto para quinta roda e pescoço de ganso — que pode ser anexado a um reboque para ajudar a identificar quando os veículos estão próximos a um reboque e indicar isso nos espelhos retrovisores laterais
- Câmera para baixo da tampa traseira e sistema de detecção de ré da tampa traseira disponíveis pela primeira vez no setor — inclui uma nova câmera e sensores de ré na parte superior da tampa traseira que fornecem alertas visuais e sonoros quando a tampa traseira está abaixada para fazer ré para uma doca ou engatar um pescoço de ganso ou reboque de quinta roda mais fácil do que nunca
- O Pro Trailer Hitch Assist — dá ré automaticamente ao caminhão e alinha a bola de engate convencional ao receptor do trailer
- Trailer Navigation — traça rotas que podem ser navegadas com segurança com determinadas dimensões e peso de reboque para evitar possíveis problemas com pontes baixas e curvas fechadas
“Nosso objetivo era deixar os motoristas com zero pontos cegos, mesmo ao rebocar os trailers mais longos”, disse Andrew Kernahan, engenheiro-chefe da Ford Super Duty. “As visualizações da câmera fornecem todos os ângulos, desde simular um drone até garantir que os clientes possam ver atrás do caminhão mesmo quando a porta traseira estiver abaixada. Acoplar e rebocar nunca foi tão fácil.”
