FPT Industrial tem novo presidente para a América Latina

147

A fabricante de motores FPT Industrial tem novo presidente na América Latina. Trata-se de Carlos Tavares, executivo que desde 2021 respondia pela diretoria de Peças e Serviços ao Cliente para a América Latina no Grupo Iveco.

Carlos Tavares, em seu novo cargo, substitui Marcos Rangel, que desde 2015 ocupava a presidência da FPT Industrial. Com a mudança, o executivo brasileiro assumiu um novo posto no Grupo, em Turim, Itália.

A FPT Industrial produz motores nas potências a partir de 42cv até acima de 1.000cv e 500Nm de torque

Desde o dia 01 de maio, a missão de Tavares na FPT Industrial é reforçar a trajetória da empresa em direção à descarbonização e outras atribuições como a oferta de serviços especializados nos segmentos on-road, off-road, marítimo e de geração de energia.

Desafios no novo cargo

O executivo terá no novo cargo desafios como alavancar projetos com OEMs na América Latina e ampliar o portifólio de motores movidos a combustíveis alternativos. Também serão suas atribuições aumentar a oferta de Peças e Serviços e ampliar oportunidades de negócios para a rede de distribuidores FPT.

“Sabemos que o futuro é multienergético e temos grandes oportunidades na América Latina, como o gás natural e o biometano. Por isso, na FPT Industrial, mais do que a venda, nosso compromisso está em provar serviços especializados em powertrain. É uma honra participar deste momento de transformação da mobilidade”, afirma Carlos Tavares.

Por fim, o executivo destacou também seu compromisso de fortalecer a posição da FPT Industrial na América Latina com foco na qualidade, inovação e parcerias estratégicas. “Temos bases sólidas na região pautadas em inovação, na sustentabilidade dos nossos produtos e em uma rede de distribuidores que segue ampliando a nossa capilaridade perante os clientes”, afirma.

Marcos Rangel, por sua vez, ficará sediado em Turim (Itália) na sua nova posição com o encargo da gestão de clientes estratégicos da FPT Industrial, entre eles a CNH Industrial.

200 mil motores

A FPT Industrial bateu recentemente o recorde de 200 mil motores produzidos na fábrica de Córdoba, na Argentina. A marca foi atingida com a produção de um motor Cursor 13 Euro 6 destinado ao mercado brasileiro.

FPT comemora a produção de 200 mil motores na fábrica da Argentina

A FPT Industrial é uma marca do Iveco Group NV (EXM: IVG) focada em projetar, produzir e comercializar sistemas de propulsão para aplicações, como on-road e off-road, marítimas e de geração de energia.

A oferta de produtos da FPT Industrial conta com seis linhas de motores nas potências a partir de 42cv até acima de 1.000cv e torques específicos de 500Nm. A fabricante oferece também motores a gás natural disponíveis no mercado para aplicações industriais, com potência de 50cv a 520cv.

A FPT Industrial produz também motores para geração de energia. O lançamento mais recente da marca, ocorrido esse ano, é o G-Drive R24. A empresa também produz eixos com peso bruto de 2,45 a 32 toneladas. São 4 produtos para aplicação dianteira e 5 produtos com simples redução para aplicação traseira.

FPT Industrial trabalha há vários anos com tecnologia para GNV

A FPT Industrial trabalha há vários anos com tecnologia própria para utilização de GNV  (Gás Natural Veicular) em motores. No ano de 2017, a empresa já contabilizava mais de 30 mil motores comercializados. Naquele mesmo ano, a empresa ampliou seu portfólio com início da produção de producão de motores movidos a biometano.

O portfólio de motores GNV da FPT Industrial naquela ocasião já atendia os caminhões produzidos pela Iveco na Argentina equipados com motores Cursor 9, de 134 cv e 294 cv de potência, utilizados em caminhões dos segmentos leves, médios, pesados e ônibus urbanos.