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Contar com uma borracharia nos pátios das transportadoras traz diversos ganhos para a gestão de pneus. Mas é a segurança no manejo de pneus e rodas de veículos de carga? Então veja as dicas da Continental Pneus para aprimorar os procedimentos e que pode ser compartilhada com todos os funcionários das borracharias. “Entre os descuidos mais comuns estão o reaproveitamento de peças comprometidas, a não utilização dos equipamentos de proteção individual, falta de ferramentas adequadas e o excesso de confiança, alerta Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus.  Muitos acidentes poderiam ser evitados com a adoção de cuidados básicos e bastante simples, tais como:
 – esvaziar imediatamente os pneus avariados ou suspeitos, antes mesmo de serem retirados do veículo;
 – ao realizar o trabalho de manejo evite ficar na área de projeção em caso de explosão (face lateral do pneu);
 – se durante a montagem dos pneus nas rodas perceber que um talão pode ter sido avariado, desmonte o pneu e verifique a integridade da região. Talões avariados podem gerar desenrolamento de lonas;
 – inflar sempre os pneus dentro de gaiolas, mantendo uma distância mínima de segurança de 10 metros;

 – não montar os pneus usando fogo;
 – não ultrapassar 150 PSI para talonar os pneus;

– os pneus devem corresponder aos requisitos de largura e diâmetro das rodas e serem aprovados conjuntamente para o modelo de veículo em questão. Por exemplo, pneus de 17 polegadas de diâmetro só devem ser montados em rodas de 17 polegadas de diâmetro, não em rodas de 17,5 polegadas. Se um pneu for montado erroneamente em um aro de diâmetro diferente, não o remonte na roda correta, destrua-o. Ele pode ter sido danificado internamente (o que não é visível externamente) por ter sido perigosamente esticado e pode falhar durante a montagem ou em serviço;

– quando instalar pneus novos com câmara, use sempre câmaras novas. À medida que as câmaras se esticam em serviço, existe o risco de formação de pregas em câmaras antigas, o que pode fazer com que câmaras reutilizadas possam subitamente romper-se;

– antes da montagem, sempre cubra os talões do pneu e a roda com um lubrificante próprio para montagem de pneus. Lubrificantes à base de silicone, petróleo ou solventes não devem ser utilizados para esse fim;

– ao inflar o pneu, a roda deve permanecer firmemente presa à máquina de montagem;

– se o pneu for montado em máquina que não tenha dispositivos para segurar a roda, a inflação deve ser feita em uma gaiola de segurança ou outro dispositivo de retenção;

– nunca coloque substâncias inflamáveis ​​em conjuntos de pneus e rodas durante o processo de montagem e tente acendê-las para assentar os talões. Esta prática é extremamente insegura e pode causar danos não indetectáveis ao pneu ou à roda que podem resultar na falha do pneu em serviço;

– ao montar pneus de passeio sem câmara, deve-se ter o cuidado de assegurar que os talões do pneu estejam bem assentados na roda. Para evitar trincas no núcleo do talão, a pressão de estalo necessária não deve exceder 330 kpa (3,3 bar / 48 psi). Se o pneu não se encaixar mesmo com esta pressão, a pressão deve ser liberada e a causa identificada e eliminada. Então o procedimento pode ser repetido;

– somente quando os talões do pneu estiverem corretamente assentados no aro, a pressão pode ser aumentada para melhorar o ajuste definitivo na roda. No entanto, esta “pressão de assento” nunca deve exceder 400 kpa (4,0 bar) / 58 psi.

Novas bancas de rodagem

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Novas bandas de rodagem Continental. Foto: divulgação

A Continental ampliou a sua linha de bandas de rodagem com dois novos modelos: ContiGol+ e LDR1. 

A banda ContiGol+, como todas bandas de rodagem originais de fábrica, preserva as características do pneu novo e, no caso deste modelo, foi desenvolvido para atender às severas aplicações dos ônibus que rodam no segmento de transporte urbano. Ela está disponível nas medidas 220, 230, 240, 250 e 260 mm, tem profundidade de 15 mm do sulco e pode ser aplicada em todas as posições de eixo. 

A banda LDR1 segue as mesmas características das bandas da fabricante e está disponível nas larguras 180, 190 e 200 mm, sendo a profundidade de 12,5 mm e aplicação nos eixos de tração dos veículos comerciais leves. 

Maio Amarelo

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Anfavea é patrocinadora do Movimento Maio Amarelo realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. O tema deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”. A campanha pode ser baixada pelo link: www.anfavea.com.br e está disponível para uso gratuito de empresas, entidades, municípios, grupos e fomentadores do trânsito mais seguro e humano. Os materiais disponíveis incluem vídeos, peças publicitárias, spots de rádios e posts para redes sociais.

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Capa 181Sabia que a mesma versão da revista TRANSPORTE MUNDIAL impressa pode ser lida por meio de assinatura na banca digital GoRead? É passível também acessar edições anteriores. Além da nossa revista, você pode acessar dezenas de outros títulos com uma única assinatura, com muito conteúdo e entretenimento para ficar bem informado em diversas áreas do conhecimento.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).