Gigante da construção compra 1 mil Mercedes-Benz eActros

493

De um lado há muitos países Europeus ainda discutindo sobre a escassa infraestrutura de carregamento disponível nas estradas. Mas enquanto isso, há empresas que estão se mobilizando para fazer a eletrificação no transporte acontecer. À exemplo disso, está a Holcim. A empresa firmou acordo com a Mercedes-Benz para a compra de 1 mil caminhões elétricos.

A empresa suíça do setor de construção se dedica ao fornecimento de cimento, bem como de outros derivados, do setor.

LEIA TAMBÉM: Novo Volvo FH Aero tem cabine mais aerodinâmica e maior eficiência energética

Todavia, a companhia tem como meta reduzir a sua pegada de carbono. Para isso, quer utilizar uma frota de caminhões elétricos com emissão zero. 

Contudo, vale informar que a Holcim foi em 2021, do setor de construção, que mais emitiu emissões na Espanha em 2021, conforme o observatório de sustentabilidade daquele país. Seja como for, os caminhões adquiridos são todos Mercedes-Benz eActros 600. 

Com esta magnitude, este acordo representa a maior encomenda de uma única empresa até à o momento para a Mercedes-Benz, quando se trata de caminhões elétricos.

Gigante da construção compra 1 mil Mercedes-Benz eActros
Holcim compra 1 mil caminhões elétricos eActros 600

Seja como for, as empresas não revelaram detalhes da negociação. Todavia, os caminhões devem chegar ao longo de 2024 e até 2025. Isso porque a montadora está iniciando a produção dos modelos.

O eActros

Lançado no final do ano passado, o eActros 600 tem dois motores elétricos com uma potência contínua de 400 quilowatts (536 cv) e três conjuntos de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) que oferecem uma capacidade total de 621 kWh. O veículo ainda conta com transmissão de quatro velocidades.

O conjunto lhe garante autonomia de 500 km com uma carga completa. E o modelo transporta até 40 t. O veículo está disponível em duas versões 6×2 com distância entre os eixos de 4.600 mm e 4×2 com 4.000 mm entre os eixos.