Como parte de sua expansão no segmento de ônibus, a Iveco apresenta o Gran Class 150S21. O modelo é direcionado para o transporte escolar, mas, por suas características técnicas, também pode ser direcionado ao turismo off-road ou no transporte de funcionários de mineração, construção pesada, segmentos madeireiro e canavieiro.
O chassi é oferecido em duas versões.
Inicialmente, a Iveco aposta no modelo configurado para o transporte escolar com 48 lugares. Há também a versão de 11 metros com capacidade para 60 passageiros e entre-eixos de 5 950 mm. A porta da carroceria, além de ser mais larga e com sistema antiesmagamento, para dar acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais, possui elevador. Nesse caso, a quantidade de assentos cai para 42 lugares. Há também assentos direcionados para passageiros com mobilidade reduzida e espaço para cadeira de rodas, item incluso no veículo.
Apesar de sua tração ser 4×2, faz parte de seus atributos técnicos o bloqueio de diferencial automático como item de série, indicado para quando o veículo entra em terrenos mais sinuosos e com atoleiros leves. Ele é o único que possui o bloqueio de diferencial automático. Nos concorrentes, o acionamento precisa ser feito pelo motorista. A suspensão do chassi é elevada, reforçada e conta com redução do balanço dianteiro e traseiro para facilitar o acesso a lugares mais acidentados.
O motor do chassi é o N45, produzido pela FPT. Esse propulsor possui 4 cilindros em linha, 4,5 litros e potência de 206 cv – maior entre os seus concorrentes nessa categoria (veja box). O torque é de 73,5 mkgf entre 1 350 a 2 100 rpm. Complementa o trem de força a caixa Eaton FS 5406A, manual, de 6 velocidades. Com PBT de 15 t, o Gran Glass, que tem a carroceria fornecida pela Mascarello, possui, na versão para 48 lugares, entre-eixos de 5 180 mm, pneu de uso misto e tanque de combustível de 275 litros.
O QUE OFERECE
Assim como Gran Class 150S21, os seus competidores também são direcionados ao Caminho da Escola. Os ônibus são adquiridos por meio de licitação pública pelo governo federal para atender o transporte de estudantes. Na licitação mais recente, com o objetivo de adquirir 5 000 unidades, a Iveco e a Mascarello participaram com o Gran Class 150S21. A Mercedes-Benz participou com a carroceria Caio e a MAN com a Marcopolo.
Entre os requisitos, o edital exige motor que atenda ao Proconve P-7 e que tenha as características específicas para uso em vias não pavimentadas, como balanço dianteiro curto (para facilitar a circulação em solo acidentado), altura elevada (visando maior proteção inferior do chassi e da carroçaria) e bloqueio no eixo traseiro (para melhorar a tração em áreas irregulares). O representante da Mercedes é o chassi OF 1519 R 4×2, concebido para operação fora de estrada, cujo chassi vem equipado com freio-motor auxiliar Top Brake. Também possui barras estabilizadoras na dianteira e na traseira.
O eixo traseiro HL-4 é reforçado para enfrentar o trabalho pesado da zona rural. As lonas de freio, mais largas, propiciam maior eficiência de frenagem. Oferece dois entre-eixos: de 4 800 mm para ônibus convencional de 9 400 mm de comprimento com 48 assentos, e de 6 000 mm para ônibus convencional de 11 metros com 59 assentos. O motor OM 924 LA possui potência 185 cv e torque de 71,4 mkgf entre 1 200 e 1 600 rpm.
A MAN, por meio da Volksbus, dispõe do modelo 15.190 ODR. Ele possui equipamentos de acessibilidade, bloqueio do diferencial manual, chassi mais alto e balanço dianteiro e traseiro reduzidos. As opções de entre-eixos são similares ao Iveco: 5 180 mm para 48 passageiros na versão sem elevador e 5 950 mm. O Volksbus 15.190 ODR é equipado com o motor MAN D08 de 4 cilindros em linha, 186 cv e torque de 71 mkgf de 1 100 a 1 600 rpm.