Muitos propagam sobre os benefícios dos veículos elétrico, mas pouco falam dos danos ambientais para a produção das baterias. Por isso, o Bill Gates, junto com outros investidores, vão investir US$ 20 milhões na startup Lilac Solutions para encontrar uma forma menos agressiva para a extração do lítio.
O mineral lítio é, por enquanto, fundamental para a fabricação das baterias e o crescimento da demanda por veículos elétricos tem multiplicado a sua extração. Os métodos atuais são complexos e caros, mas, a maior preocupação é com o dano ao meio ambiente, pois são necessários cerca de 70 mil litros de água doce para extrair um tonelada, afetando todo o ecossistema da região, como já ocorre no Deserto do Atacama.
Ninguém sabe qual é a reserva de lítio no mundo, apenas que é abudante e difícil extração. Por isso, a BloombergNEF projeta que, já em 2023, já poderá falta o mineral para atender toda a demanda.
BYD eT8A

O primeiro caminhão elétrico BYD eT8A que vai trabalhar na coleta de resíduos no Rio de Janeiro já foi entregue à Clean Ambiental. O veículo vai trabalhar no Mercado Municipal da capital fluminense.
O eT8A é alimentado por bateria de fosfato de ferro-lítio, reciclável e com vida útil de até 30 anos, segundo a BYD. O modelo tem PBT técnico de 21 t na versão 4×2 (PBT legal de 16 t) e conta com autonomia de 200 km, quilometragem suficiente para operar durante oito horas em ambiente urbano.
Com torque de 1.500 Nm (152 mkgf – equivalente a um motor diesel entre 330 cv e 360 cv) entregue deste a 1 rpm.
“Ficamos durante um período fazendo a operação com um caminhão-teste. Estamos muito satisfeitos. Apesar de o veículo possuir um preço acima da média do mercado, o caminhão se torna econômico quando utilizado em larga escala. Por isso está nos nossos planos adquirir, no médio prazo, ainda este ano, 10 veículos da BYD e, no longo prazo, substituir toda a frota, que hoje é de 60 caminhões”, revelou Eduardo Días Almeida, presidente da Clean Ambiental.
Tanto a Clean Ambiental quanto BYD não informaram o preço do caminhão, mas, nos bastidores, é comentado por diversos engenheiros e profissionais da indústria automobilística que um caminhão elétrico pode chegar a custar cinco vezes o preço de um similar a diesel. Porém, devido a economia com diesel e manutenção, se o uso do caminhão for intenso, a operação é positiva para o modelo elétrico mesmo ele custando três vezes o valor similar a diesel.
Setores farmacêuticos e cosméticos em alta
O transporte de medicamentos e cosméticos foi 9% maior no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao de 2018 para a Jadlog. No total, foram 600 mil encomendas transportadas.
Industrial do Ano de Guarulhos

O empresário Osmar Oliveira, CEO da 4Truck, foi o vencedor do prêmio Industrial do Ano, realizado pelo CIESP Guarulhos. “Estou muito feliz e orgulhoso. Abrir e manter uma empresa no Brasil não é fácil. Porém, com muito trabalho e dedicação é possível. Por isso, recebo esse prêmio também como uma oportunidade de falar em nome dos empresários sobre as dificuldades que enfrentamos diariamente. Gostaríamos que o Poder Público andasse mais lado a lado com o empresariado. Queremos e podemos construir uma economia cada vez melhor”, afirmou Osmar Oliveira. O prêmio Industrial do Ano, idealizado em 1999 pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Guarulhos, homenageia a classe industrial da cidade e região por meio do industrial que se destaca frente à gestão da respectiva empresa, levando em consideração ainda aquele que se destacou na sociedade por exercer importante papel social com ações em prol da coletividade do município.