Como resposta rápida para proteger o transporte coletivo de passageiros dos efeitos negativos causados pela pandemia da Covid-19, a Marcopolo, junto alguns parceiros, desenvolveu uma série de soluções de biossegurança e criou as unidades de negócios Marcopolo Biosafe e Volare Biosafe. Para que essas soluções tenham base científica, a empresa contratou os serviços do Laboratório da Universidade de Caxias do Sul (RS). 

Cortinas antibacterianas
Cortinas antibacterianas. Foto: Marcopolo/Edypo Alaniz

São soluções para ônibus rodoviários, urbanos e plataformas de embarque. A ideia da empresa não é parar nos itens já apresentados e continuar pesquisando e inovando. Só recentemente, a lista ganhou cortina e capa antimicrobianas. Abaixo, conheça mais sobre o sistema sanitário, barreira física e a desinfecção do interior do ônibus por nanopartículas.

Todas os itens poderão ser adquiridos individualmente ou em conjunto por meio dos distribuidores da empresa. Foram desenvolvidos para a frota já em circulação. Ainda há a proposta da montagem das poltronas com distanciamento e dois corredores. 

Segundo os diretores da empresa, quase todas as soluções vieram para ficar, pois, a biossegurança não é somente para o vírus SARS-CoV-2, causador da doença Covid-19, mas para diversas outras bactérias e vírus.

Para se ter uma ideia do tamanho do mercado, só no Brasil, há 1.066.797 ônibus, segundo dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) atualizados até abril de 2020, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Fora o mercado brasileiro, a Marcopolo tem fábricas, por meio de sociedades locais, na China, Egito, África do Sul, México, Colômbia, duas na Índia, três na Austrália e Argentina. Isso, fora a exportação para dezenas de outros países.  

Banheiro e ar-condicionado com luzes de ação antimicrobiana

Ar-condiciona pode ter módulo que emite radiação para matar vírus e bactérias
O sistema de ar-condiciona pode receber um módulo que emite radiação para matar vírus e bactérias. Foto: Marcopolo/Gelson Mello da Costa

Depois do sanitário com luz ultravioleta promete eficiência superior a 99,99% na ação antimicrobiana, conforme aprovação do Laboratório de Microbiologia Clínica da Universidade de Caxias do Sul, a Marcopolo Biosafe apresentou um módulo para o sistema ar-condicionado. O módulo conta com dispositivo de luz ultravioleta que faz a radiação UV-C com ação antimicrobiana. A empresa informa que as luzes têm durabilidade de 8.000 horas e o módulo será vendido como opcional, tanto para ônibus novos quanto para unidades já em circulação. 

Uso da radicação ultravioleta UVC em unidades sanitárias de ônibus é mais uma das iniciativas da Marcopolo para promover a biossegurança no transporte coletivo
Uso da radicação ultravioleta UV-C em unidades sanitárias de ônibus é mais uma das iniciativas da Marcopolo para promover a biossegurança no transporte coletivo. Foto: Marcopolo

Desinfetante de nanopartículas 

“Uma névoa é dissipada em todo o interior do ônibus. Em cerca de 10 minutos, o produto atua e realiza a desinfecção, impedindo a disseminação dos vírus”, nos informa o Petras Amaral, chefe de negócios da Marcopolo Next.

Marcopolo vai vender sistema que desinfeta interior de ônibus
Marcopolo vai vender sistema que desinfeta interior de ônibus

O produto atóxico utiliza nanopartículas de uma solução biocida (desinfetantes de espectros mais amplos na disseminação de vírus, bactérias e germes) e traz vantagens em relação a outros métodos para tornarem o transporte coletivo mais seguro, explica a empresa. Ele foi testado pela Viação Ouro e Prata, mostrando que as poltronas não ficam úmidas e não interferem no funcionamento dos equipamentos eletroeletrônicos internos.

O desinfetante teve sua formulação desenvolvida exclusivamente para ônibus em parceria com a Aurratech para ter uma ação imediata na inativação das bactérias e vírus e a aplicação deve ser feita antes de cada viagem, permitindo que o ônibus possa ser usado poucos minutos após a aplicação.

Leia sobre a proposta do Scania NXT com carroceria mutante

Proteção para motorista e cobrador criada pela Marcopolo

EPI para motorista
Proteção para motorista

Outra oportunidade de negócio encontrada pela Marcopolo e importante para o transporte coletivo é a divisória para motorista e cobrador. O kit será comercializado pelos distribuidores da fabricante. Por ser uma solução simples, as próprias transportadoras já desenvolveram proteções similares, inclusive, utilizando cortinas de plástico transparente, como as usadas em boxes de chuveiro.

Versão da Citaro, empresa do Grupo Daimler Buses
Versão da Citaro, empresa do Grupo Daimler Buses

 

Leia mais: Campanha para 2020 da Marcopolo

Campanha publicitária da Marcopolo para 2020
Campanha publicitária da Marcopolo para 2020

 

“Sempre Aqui” é o mote das campanhas publicitárias para 2020 da Marcopolo. A líder na fabricação de carrocerias de ônibus quer destacar os diferenciais de seus produtos após pesquisas com os públicos cliente, parceiros e usuários.

“Quando falamos em Sempre Aqui, queremos reforçar a nossa atuação para criar soluções inovadoras, amplo mix de produtos e estar sempre próximos de nossos clientes, com ampla rede de vendas e atendimento de serviços e pós-venda”, comenta Rodrigo Pikussa, diretor do negócio ônibus da Marcopolo.

Segundo a Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus) produziu 9.000 carrocerias, sendo 5.584 em Caxias do Sul (RS) e 3.416 no Rio de Janeiro.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).