O Viaggio 1050 Geração 8 é o mais novo ônibus da Marcopolo projetado para atender as demandas de fretamento e turismo. Lançado este mês, o modelo complementa a linha de veículos rodoviários da marca, que já inclui os modelos Paradiso 1050, 1200, 1350, 1600 LD e 1800 DD.
Apresentado oficialmente na Lat.Bus 2024, o Viaggio 1050 G8 utiliza o chassi Mercedes-Benz O500 RS 1938 Euro 6, motor traseiro e tanque de combustível de 500 litros. Com medidas de 13.200 mm de comprimento, 2.600 mm de largura e 3.750 mm de altura, com capacidade para 46 passageiros em poltronas semileito.
Além disso, o Viaggio 1050 G8 é equipado com um elevador para acessibilidade, sistema de ar-condicionado quente e frio com 120.000 BTU’s, sanitário na parte traseira do salão de passageiros, tomadas USB reversíveis tipo A e C, e cintos de segurança. A poltrona do motorista é do modelo pneumático Ergodesign.
Os ônibus da Marcopolo da Geração 8 já superaram a marca de quatro mil unidades vendidas, incluindo mais de 2.100 unidades Double Decker e 850 exportadas. Segundo a empresa, o sucesso dessa linha se deve principalmente à renovação de frotas pelas empresas rodoviárias, que buscam oferecer maior conforto e segurança aos passageiros.
Sistema de Segurança
Em relação ao sistemas de segurança, o Viaggio 1050 G8 incorpora o conceito estrutural de anéis passantes de segurança em todas as colunas (R66.02 VCA), proporcionando maior resistência a impactos e tombamentos.
Como opcional, o modelo oferece o sistema de segurança passiva FIA para proteção da cabine do motorista, com uma estrutura de coluna “B” tripla, que reduz a deformação em 78% em relação ao exigido pelas normas brasileiras.
Em testes de impacto frontal realizados a 40 km/h, sob supervis
ão de uma auditoria externa, o sistema demonstrou ser capaz de absorver a energia com deformação controlada, aumentando significativamente a proteção ao condutor.
A engenharia da Marcopolo também otimizou as centrais elétricas localizadas no bagageiro e na parte dianteira do porta-pacote, facilitando o acesso ao equipamento e agilizando a manutenção.
Tecnologia dos modelos Paradiso
Ao incorporar inovações e tecnologias dos modelos Paradiso, o modelo oferece uma nova opção sofisticada para operadores de fretamento e turismo. Segundo a Marcopolo, o Viaggio 1050 G8 é um produto que combina sofisticação com economia e eficiência.
Destacando-se principalmente por suas linhas modernas e um melhor coeficiente aerodinâmico, o veículo também apresenta menor consumo de combustível, maior conforto termoacústico, robustez, segurança e baixa manutenção. Além do mais, o Viaggio 1050 G8 é produzido com componentes mais sustentáveis e de fácil manutenção.
A Marcopolo destaca ainda a grade dianteira na cor prata, tampa frontal em DCPD (material compósito), defletores e portinhola em alumínio, e painel dianteiro interno em poliuretano revestido com vinil para melhor acabamento e maior resistência.
Design da Geração 8
Em termos de design externo, o Viaggio 1050 G8 segue a identidade visual da Geração 8, com tiara em ABS, conjunto óptico dianteiro com lâmpadas (faróis em LED opcionais) e farol de neblina redondo, além de um novo para-brisa mais amplo e espelhos retrovisores exclusivos.
Na traseira, o modelo conta com lanternas de alta luminosidade, novo vigia traseiro e delimitadoras. O Viaggio 1050 G8 possui faróis Full LED dianteiros e faróis de neblina dianteiro e traseiro.
Internamente, o novo painel dianteiro mais baixo oferece ao motorista maior visibilidade, assim como o novo cluster de instrumentos facilita o acesso aos comandos. O painel também conta com um sistema de desembaçamento que aumenta em 33% a velocidade do ar.
Além disso, o modelo incorpora o sistema multiplex 4.3″, que permite a operação via touchscreen e teclas físicas. E o sistema de diagnóstico de falhas via Bluetooth torna a manutenção mais rápida.
Sistema de áudio e vídeo
No que se refere ao entretenimento, o veículo vem equipado com um sistema de áudio e vídeo com DVD e USB no painel, três monitores de 15,6″ no salão e plugue para microfone tanto no salão quanto para o motorista. O rádio é integrado ao sistema multiplex.
Outro detalhe relevante está nas teclas emborrachadas do painel para maior durabilidade, com brilho noturno ajustável para melhor visualização. Um teclado auxiliar na parte inferior do cluster facilita a operação para motoristas que preferem não utilizar o touchscreen.
Vale ressaltar também que o modelo possui parede de separação total, revestida em vinil, que oferece maior durabilidade e facilidade de limpeza. As portas possuem dobradiças, com a opção de porta de correr, e o sistema de acionamento de acesso ao interior tipo trole, garantindo maior vida útil.
Adicionalmente, o salão de passageiros conta com um sistema de refrigeração 11% mais eficiente, permitindo atingir a temperatura ideal de forma mais rápida e homogênea em todo o salão.
Por fim, o porta-pacotes tem um novo sistema de fixação, sem vibrações ou ruído interno, e o sistema de iluminação indireta é mais forte e uniforme, sem comprometer o conforto visual. As luzes de leitura são em LED, com saídas de ventilação individuais.