Mercedes-Benz amplia pacote de segurança do ônibus rodoviário O 500 RSD

167

A Mercedes-Benz ampliou o pacote de segurança do ônibus rodoviário O 500 RSD 2445, pois itens que até agora eram opcionais passaram a fazer parte da composição básica do veículo.

Assim, o pacote de tecnologia passou a contemplar os sistemas de frenagem de emergência (ABA5) e de leitura de faixa (LDWS), piloto automático adaptativo (ACC) e controle inteligente de farol alto (IHC). O chassi do ônibus O 500 RSD 6×2 2445 é equipado com motor OM 460 LA com potência de 449cv a 1.600 rpm. O torque é de 2.200 NM a 1.100 rpm e a fabricante tem também a versão 2438 com motor de 380cv.

A transmissão é a automatizada  ZF Traxon de 12 marchas equipada com EcoRoll, que utiliza a inércia do veículo para economizar combustível. Outros recursos  dessa caixa  são o PowerMode, que executa mudanças de marchas em rotações mais altas, e o Assistente de partida em rampa. Essa caixa também pode receber o sistema de freio auxiliar retarder.

O ônibus O 500 RSD 6×2 é indicado para operações de transporte em trajetos de médias e longas distâncias e também de turismo, pois está preparado para receber carroçarias High Deck e Double Deck. Esse chassi é disponível nas versões 2445 com motor de 450 cavalos e 2438 de 380 cavalos.

“Nossa Empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de ônibus, sendo referência de mercado por seu alto padrão de tecnologias de segurança. E só chegamos até aqui porque pensamos no coletivo”, diz diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Os ônibus rodoviários O 500 reafirmam o compromisso da marca com os motoristas e  passageiros, com o tráfego nas estradas e com todo o ecossistema do transporte responsável”, complementa.

Conheça o pacote de segurança do O 500 RSD

– Sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via. Funciona com base em um radar emissor de microondas na faixa de 77GHz combinado com a câmera do sistema de leitura de faixa (LDWS). Por meio do radar do ABA5 e a câmera LDWS, o piloto automático adaptativo (ACC), permite ao condutor manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente, equalizando a velocidade do ônibus em relação ao veículo a sua frente.

– IHC – controle inteligente adaptativo de farol alto, que garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via

– LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de leitura de faixa

 – Outros itens de segurança de série dos ônibus rodoviários O 500 RS,RSD e RSDD:

– ESP – controle eletrônico de estabilidade

-EBS – sistema eletrônico de freios

-Retarder de última geração – sistema de frenagem hidrodinâmico (série nas versões de 450cv)

– Assistente de partida de rampa

– Freio de estacionamento com comando eletrônico

–  ESS – sinalização de parada de emergência

– Aviso de atar cinto de segurança para o motorista

– Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada

–  Piloto automático de velocidade

– ABS – sistema antibloqueio de rodas (função do freio EBS)

– ASR – sistema antipatinação

– Top-Brake – sistema auxiliar de freio

– ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente com sistema anti-tombamento