ZF produziu 1 milhão de caixa Traxon e prepara sucessora

392

A ZF já produziu um milhão de Traxon mundo afora. A transmissão, lançada em 2014, tornou-se o sistema de referência para veículos comerciais pesados. Assim, alcançando boa fama por causa da eficiência e do desempenho.

Dessa forma, no Brasil a caixa é fabricada na planta da ZF em Sorocaba, no interior paulista. E por aqui equipa os caminhões Iveco S-Way e DAF XF (já avaliados pela Revista Transporte Mundial). Além dos pesados da Volkswagen Caminhões e Ônius, Constellation e Meteor. Do mesmo modo, os ônibus rodoviários da Mercedes-Benz contam com o sistema.

Dessa forma, por aqui, a caixa trouxe algumas inovações muito além dos modos de condução. Ou seja, controle de cruzeiro preditivo. Em outra palavras, a ferramenta utiliza o mapa do navegador GPS e a geolocalização. Com isso, reconhece a via onde o veículo está. Dessa forma, antecipar o traçado à frente em até 2,5 km. O que garante economia de combustível. Além de uma direção mais assertiva para o motorista.

LEIA TAMBÉM: Scania apresenta novo painel digital; veja o vídeo

Nova Traxon chega em 2024

Seja como for, a transmissão ganha novidades em breve. Ou seja, a ZF se prepara para produzir sua sucessora, a Traxon 2. Dessa forma, a transmissão renovada entra em produção a partir do próximo ano.

ZF já produziu 1 milhão de Traxon e prepara sua sucessora
Equipe da ZF comemora 1 milhão de Traxon produzidas 

A Traxon 2 vai incorporar alguns avanços. Como nova ECU (Unidade de Controle Eletrônico) e atuadores desenvolvidos internamente pela ZF.

“Quando se trata de sistemas de transmissão, a Traxon define o padrão para veículos comerciais. Assim como para aplicações fora de estrada. Por isso, consideramos uma grande conquista fabricar a milionésima Traxon. E uma constatação da qualidade do produto”, diz Winfried Gründler, líder da linha de produtos de sistemas de transmissão para veículos comerciais da ZF.

Crescendo no mercado

Fabricada pela primeira vez na unidade da ZF em Friedrichshafen, Alemanha, a Traxon também passou a ser produzida  em Jiaxing, China. Dessa forma, vai ajudar a atender à crescente demanda de clientes em todo o mundo. Em especial, o mercado asiático.