O Volvo VM chega aos 20 anos com uma série especial limitada para celebrar a data. A gama chegou em 2003, como o primeiro semipesado da marca. Dessa forma, projetado para o Brasil, com produção concentrada na fábrica da Volvo Caminhões em Curitiba, Paraná.

Assim, a série especial do VM conta com 200 unidades nas configurações 6×2 e 8×2. Além do novo motor Volvo D8K e da caixa de câmbio I-Shift, os veículos dessa série chegam mais completos.

LEIA TAMBÉM: Ônibus elétrico eO500U da Mercedes-Benz estreia no Busworld Europa

Ou seja, externamente contam com pintura na cor Iced Mercury metálica. Selos e faixas com inscrição comemorativa VM 20 Anos e outros detalhes exclusivos. Além disso, os veículos da série contam com faróis de neblina e luz de posição extra. Assim como espelhos elétricos com aquecimento, para sol frontal, lanternas traseiras em led e buzina a ar.

A bordo, o VM 20 anos tem pacote de acabamento completo. Ou seja, ar-condicionado, cabine leito, climatizador de teto. Além do levantamento elétrico dos vidros, para-sol interno lateral, rádio com leitor USB, MP3 e Bluetooth. Os veículos dessa série estão equipados ainda com o hardware Volvo Connect, para conexão com o sistema de conectividade remota da marca.

Volvo VM

Com o passar dos anos a marca foi ampliando a presença em várias operações dentro do segmento. O que inclui até modelo vocacionais com uso no fora de estrada.

“Genuinamente brasileiro, o VM conquistou os transportadores por causa da sua versatilidade. Além dos muitos avanços que introduziu no mercado”, diz Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Seja como for, nessas duas décadas a Volvo já vendeu mais de 90 mil unidades vendidas. Isso graças às inúmeras aplicações que atende. Ou seja, pode rodar nas operações rodoviárias, bem como nos centros urbanos. Assim como no ambiente rural, minerações, florestas, portos e aeroportos, pátios logísticos e em uma série de outras vias.

“Essa versatilidade do VM impulsiona suas vendas, sempre crescentes ao longo dessas duas décadas. O VM tem história pra contar e muita história por fazer”, destaca Cavalcanti.

Nesse sentido, desde o ano passado o VM 270, versão mais vendida do modelo, lidera os emplacamentos em semipesados no Brasil. Isso, segundo o ranking Fenabrave, federação que reúne as concessionárias de todas as marcas,

Durante o mês de outubro, a Rede de concessionárias Volvo está oferecendo condições especiais para aquisição do VM, em comemoração ao aniversário de 20 anos.

Volvo VM faz 20 anos e lança série especial para comemorar
Volvo comemora 20 anos e relembra a trajetória da gama; além disso, traz uma série especial

Duas décadas de histórias para relembrar

O Volvo VM inaugurou o conceito de semipesados com cabines leito e motores mais potentes. Assim, era o único em sua classe com molas parabólicas, basculamento hidráulico da cabine e coluna de direção ajustável.

Em 2005, por causa da boa aceitação, a Volvo lançou dois novos modelos do VM. Ou seja, o cavalo mecânico com motor de 310 cv. E o rígido 6×4, com opções de motorização de 260 cv e 310 cv. Ambos atendendo às normas de emissão Euro 3.

Já em 2012, com a terceira geração do VM, os caminhões ganharam novo interior de cabine, mais moderna e confortável. Essa geração recebeu também novos motores Euro 5, de 270 cv e um freio motor mais eficiente.

Contudo, em 2014, o VM chega a sua quarta geração com grandes mudanças externas. Assim, o visual ficou muito próximo dos caminhões FH. A marca introduziu também as versões 8×2 e 8×4. Ainda no mesmo ano o VM passou a contar com a caixa de câmbio Volvo I-Shift automatizada.

Todavia, a Volvo ampliou a oferta do VM com o modelo com PBT de 32 toneladas em 2016. Ou seja, versão voltada para o segmento vocacional de caminhões com mais capacidade de carga.

Ademais, no ano seguinte, o VM ganhou versão autônoma desenvolvido no Brasil. Modelo projetado para o segmento sucroalcooleiro, para diminuir o pisoteamento das mudas de cana. Rodando de forma autônoma nas linhas da plantação, mantinha precisão de 2,5 cm, mantendo a alta produtividade da colheita.

Em 2021, outra importante inovação foi o lançamento do VM Light Mixer para o segmento de betoneiras. Com uma redução da tara do veículo em 900 kg, o conjunto, caminhão e betoneira, baixou quase 2.500 kg. Assim garantindo transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.

Neste ano, o VM estreou no mercado com tecnologia Euro 6. Ou seja, com novos motores de oito litros de fabricação própria da Volvo. E que desenvolvem com 290 cv e 360 cv. A caixa de câmbio I-Shift é a de 7ª geração, a mesma do Volvo FH. O consumo de combustível chega a 10% de redução, conforme o tipo de operação. Para aplicações vocacionais, a novidade é o VMX MAX, com configurações 6x4R e PBT de 34 toneladas.