A Mercedes-Benz apresentou as primeiras imagens do protótipo de sua nova arquitetura modular flexível para futuras vans elétricas de médio e de grande porte. A empresa identificou essa plataforma como VAN.EA (Mercedes-Benz Van Electric Architecture) e afirmou que essa inovação marca uma nova fase em sua estratégia de eletrificação. Além disso, os primeiros protótipos já estão sendo testados em estradas da Europa.

A VAN.EA, segundo a Mercedes-Benz, oferece uma clara diferenciação entre as vans de luxo para uso privado e as vans comerciais no segmento premium. Para os veículos mais luxuosos, a marca disponibilizará modelos que vão desde veículos familiares até shuttles VIP exclusivos e limusines espaçosas, todos projetados para clientes exigentes.
A Mercedes-Benz garantiu que essas novas vans atenderão a uma ampla gama de necessidades dos clientes. Os modelos com tração dianteira ou 4×4 sairão da fábrica com a versão mais recente do Sistema Operacional da Mercedes-Benz (MB.OS). Essa estrutura totalmente conectável que permite que os veículos compartilhem dados e recebam atualizações ao longo do tempo. Além disso, os veículos terão fonte de carregamento de 800 volts e um carregador AC de 22 kW.
Teste de longa distância
No início de junho de 2024, a Mercedes-Benz realizou um teste de longa distância, partindo de Stuttgart, na Alemanha, até o Cabo Norte, na Noruega. O protótipo foi especialmente construído para testar o chassi, o trem de força elétrico, a bateria e os componentes de alta voltagem.
Atualmente, os testes estão focados na interação entre todos os componentes do veículo. Finalmente, a empresa anunciou que o próximo grande teste acontecerá no inverno europeu, quando as vans enfrentarão as rigorosas condições climáticas da Suécia entre dezembro de 2024 e março de 2025. As novas vans elétricas estão previstas para chegar ao mercado em 2026.