Já existem caminhões, ônibus e tratores movidos a gás biometano com motores muito modernos. Este tipo de gás é produzido a partir de resíduos de diversos tipos de massas orgânicas , como lixões, esterco, resíduos das estações de esgoto, entre outras fontes. O biometano gera uma indústria de reciclagem, sendo uma das fontes de energias mais limpas no momento para substituir os motores movidos por combustíveis fósseis, como os derivados de petróleo. 

A base para o biometano é o biogás, eficiente fonte de energia para produção de energia elétrica. Ou seja, o que falta é investimento para que os países fiquem independentes de petróleo e gases convencionais, como o GNV (Gás Natural Veicular), gás de cozinha etc. Em fevereiro, a New Holland lançou no Brasil o trator T6 Methane Power movido por biometano, que permite às fazendas produzirem no próprio local o gás necessário para o veículo. 

Ganhos ambientais e redução de custo

A tecnologia de propulsão por biometano oferece diversas vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão. Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais

Em comparação com os limites permitidos pelas regras de emissões do Estágio V da UE, as emissões de monóxido de carbono do T6.180 movido a metano são 80% mais baixas, enquanto o nível de hidrocarbonetos não metano é reduzido em 90%. Os materiais particulados diminuíram 98%, o óxido nitroso 62% e o CO2, 11%. No entanto, o T6.180 Methane Power tem a mesma potência máxima de 175 hp que seu primo convencional e produz torque máximo de 740 Nm. Os custos de operação são até 30% mais baixos, e com menor vibração.

O T6.180 Methane Power possui motor FPT NEF reprojetado de seis cilindros, produzindo 175 hp como seu equivalente a diesel. Os injetores de gás e as velas de ignição substituem o injetor de diesel, com o gás injetado em cada cilindro para uma combustão constante, limpa e maximizada.

Produção residencial

Para se ter uma ideia de como a produção de biogás está  ao alcance de todos, o SESC de Interlagos, em São Paulo, oferece curso de produção do gás suficiente para utilização de um fogão residencial. O curso é oferecido para comunidades carentes produzirem o gás na própria residência utilizando o lixo produzido pela família. 

Abaixo, mais artigos sobre veículos movidos a biometano:

Embarcadores apostam no caminhão a gás e Amazon compra 1.064 Iveco S-Way GNC

Gafe: para que serve o gás biometano na logística?

Scania desenvolve ônibus a GNV e biometano no Brasil

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).