No Brasil há fabricantes de caminhões que não acreditam no gás como alternativa menos poluente em relação ao diesel. E há razões para isso por causa da falta de infraestrutura e uma política do poder público. No entanto, já há diversos embarcadores que querem o caminhão pesado movido a gás. Na Europa, a lista é enorme, o que tem garantido o sucesso de caminhões movido a gás. Mais um exemplo da Amazon. Ela encomendou 1.064 caminhões a gás da Iveco. A lista no Brasil, já conta com empresas como L’Oréal, Carrefour, O Boticário, Bayer, Rhodia, Nestlé, Unilever, B2W, Grupo Big, JBS, entre outros.  

A Amazon recebeu o primeiro lote de 216 unidades do S-Way CNG (Gás Natural Comprimido) a ser operado por seus parceiros na Europa, e outras 848 unidades foram encomendadas com entregas que serão iniciadas em meados de 2022, em um total de 1.064 caminhões. 

Autonomia

O S-Way CNG é movido pelo motor de última geração Cursor 13 a Gás Natural, da FPT Industrial, e equipado com tanques de GNV de 1.052 litros, os maiores disponíveis no mercado com a expectativa de renderem uma autonomia de 620 km. 

As 848 unidades encomendadas para entrega em 2022 também apresentarão o Iveco Driver Pal, sistema de comando de voz a bordo da marca com recursos do Amazon Alexa.

Gerrit Marx, CEO do Iveco Group, afirma que a Iveco é pioneira na tecnologia de propulsão a gás há 25 anos, desenvolvendo soluções que permitem aos operadores reduções significativas nas emissões de poluentes. 

“A colaboração com líderes globais, como a Amazon, é uma prova da capacidade robusta de nossos produtos inovadores e de nosso compromisso inflexível com o objetivo da indústria de descarbonizar o transporte até 2050. O Iveco Group continuará liderando o caminho em motores a combustão movidos a combustíveis renováveis, a única solução viável já disponível em grande escala no mercado para reduzir as emissões. Um caminhão a GNV movido a biometano pode cortar as emissões de CO2 em até 95%, contribuindo efetivamente para o processo de descarbonização.” 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).