A união entre a Noma, fabricante de implementos rodoviários, e a Nitrotec, de tanques para gases, permitiu a produção de uma linha de carretas para o transporte de gases liquefeitos.

A partir dessa união, esses equipamentos serão projetados e produzidos em parceria com o time de engenheiros da Nitrotec, em uma sinergia de conhecimentos para oferecer produtos cada vez mais customizados, que atendam a projetos específicos, das mais diversas demandas de mercado.

“A expectativa da Noma é encerrar 2022 com cerca de 60% de participação nesse setor. “A parceria exclusiva tem gerado ganhos tecnológicos e de desempenho que nos permitirá triplicar nosso market share no segmento de tanques para transporte de gases. Estamos entregando implementos com toda a tecnologia Titanium embarcada e com tanques desenvolvidos pela Nitrotec, uma empresa reconhecida por sua responsabilidade, qualidade e segurança. Estamos prontos para atender às mais complexas demandas deste setor”, explica Josué Araújo, diretor comercial e de engenharia da Noma.

No portfólio da parceria há opções de semirreboques criogênicos projetados para o transporte de oxigênio, nitrogênio ou argônio, chamados de gases do ar, ou gás natural, seja no estado líquido (GNL ou BioGNL) ou no estado gasoso comprimido (GNC). Há também linhas específicas de semirreboques para transporte CO2, amônia e gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha).

Outro ponto que tem animado a Noma e a Nitrotec é a liberação realizada pelo Contran (resolução 882 de 13/12/2021), que autoriza a utilização do bitrem e do 4º eixo em caminhões 6×2. “A expectativa é de que haja uma aceleração das renovações de frota também no mercado de transporte de gases do ar por conta dessa nova opção”, aponta Carlos Tadeu Salla, diretor comercial da Nitrotec, que celebra a parceria com a Noma

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).