O post seção Notas é uma forma de seção para divulgar de forma rápida e objetiva algumas informações do setor de transportes. O número #62 é a sequência de notas já publicadas e, neste post, mostramos as informações do maior projeto dos últimos anos por iniciativa de fabricante de caminhões: Mercedes #UnindoForças; DAF chega aos 94 anos; e a renovação de frota pela Maersk com caminhões elétricos Volvo

Mercedes #UnindoForças

A Mercedes-Benz do Brasil e ONGs parceiras estão comemorando o primeiro ano do projeto #UnindoForças, que contempla a atividade de 8 carretas puxadas por caminhões e 2 ônibus como Unidades Móveis de Saúde. A ação tem o objetivo de levar atendimento médico, assistência social e vacinas a comunidades carentes de localidades distantes e à população em vulnerabilidade de várias regiões do Brasil. 

Nesse primeiro ano de atividades, a iniciativa acumula mais de 374.000 procedimentos médicos realizados, envolvendo mais de 171.000 pacientes atendidos. Também foram aplicadas 69.000 vacinas da Covid-19. Até aqui, o projeto chegou a 60 cidades de várias regiões do Brasil. No total, as 8 carretas e os 2 ônibus já rodaram mais de 30.000 km.

Amigos do Bem – Mercedes #UnindoForças

O projeto #UnindoForças ganhou reforço. A entidade Amigos do Bem chegou como novo parceiro. A Mercedes-Benz doou um caminhão Axor que com baú implementado e transformado para consultas de oftalmologia e odontologia, a fim de levar atendimento médico a comunidades carentes no sertão nordestino. A Instituição Amigos do Bem atende 150 mil pessoas todos os meses em 300 povoados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará

94 anos da DAF

A DAF Caminhões comemorou (no dia 1º de abril — não é pegadinha) 94 anos de história. Fundada em 1928, na cidade de Eindhoven, na Holanda, a DAF Trucks N.V. é subsidiária do grupo americano PACCAR desde 1996 e atua com as marcas Kenworth e Peterbilt. Fechou o ano de 2021 como líder de vendas de caminhões em seis países da União Europeia: Reino Unido (29,4% de participação de mercado), Holanda (28,5%), Hungria (24,8%), Polônia (24,3%), Bulgária (23,8%) e Portugal (19%). Com uma base sólida, baseada na qualidade e no foco total no cliente, a marca vem crescendo, investindo e conquistando cada vez mais participação no mercado mundial.

unnamed

Volvo elétrico no Grupo Maersk

O Grupo Maersk dá mais um passo para a logística sustentável. Em 2021, uma de suas empresas, a Aliança Navegação e Logística no Brasil foi uma das vencedoras do Prêmio Transporte Responsável. Este ano, nos EUA, a empresa fez a renovação de frota com a aquisição de 110 caminhões Volvo VNR Electric. Eles somam-se à compra anterior de 16 veículos do mesmo modelo e representa a maior venda de caminhões elétricos Volvo para um único cliente até o momento. O Volvo VNR Electric tem uma autonomia de operação de até 440 km e capacidade de armazenar até 565 kWh de energia. O caminhão pode receber recarga de 80% em 90 minutos com seu pacote de seis baterias, e em 60 minutos na versão de quatro baterias. 

Com as condutoras formadas pela Fabet, Ambev amplia para 27% o número de motoristas mulheres

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).