A nova geração de caminhões DAF foi eleita Caminhão Internacional do Ano 2022 por um júri composto por 24 jornalistas e editores especializados em veículos comerciais em representação das 24 revistas mais conceituadas deste segmento em toda a Europa. O prestigiado prémio foi entregue a Harry Wolters, presidente da DAF Trucks, no decorrer do dia dedicado à imprensa da Feira Solutrans, o Salão de Soluções de Transporte Urbano e Rodoviário, que ocorre na cidade francesa de Lyon até o dia 20 de novembro.

Com um total de 150 pontos conquistados na votação, a gama de caminhões de longa distância holandesa venceu com uma diferença generosa, o recém-lançado Iveco T-Way e ainda a segunda geração do Mercedes-Benz eActros.

Os critérios

Com base nas regras do Caminhão Internacional do Ano (IToY – International Truck of the Year), o troféu é entregue ao caminhão que foi lançado no mercado nos últimos 12 meses e que mais contribuiu para a eficiência do transporte rodoviário. São tidos em consideração vários aspectos de elevada importância como a inovação tecnológica, conforto, segurança, facilidade de condução, economia de combustível, pegada ecológica e ainda o TCO (Total Custo de Propriedade). 

Tirando partido da nova regulamentação europeia relativa ao aumento de dimensões e pesos para caminhões, a DAF criou uma gama de veículos que melhora consideravelmente a aerodinâmica, a economia de combustível, a segurança ativa e passiva e o conforto para o condutor. Durante os testes dos novos caminhões da DAF, que decorreram no Sul de Espanha e na Europa Central, os membros do júri do IToY apreciaram aspetos como a excelente visibilidade conferida pelo pára-brisas curvo, janelas laterais mais amplas e de cintura rebaixada e a armadura de tecnologia para proteger quem conduz. Estas características em conjunto com as câmeras e telas verticais que substituem os retrovisores laterais, oferecem excelente visibilidade em torno da cabina, protegendo os usuários mais vulneráveis das estradas. 

Finalmente, os jornalistas do IToY ficaram muito convencidos com as prestações dos renovados e eficientes motores desenvolvidos com base nos bem conhecidos Paccar MX-11 e MX-13, que surgem acoplados à caixa de velocidades automatizada ZF TraXon e ainda com as caraterísticas sempre úteis do piloto automático preditivo dotados de diversas funções. 

Resumindo a votação, o presidente do IToY, Gianenrico Griffini, afirmou: “com o lançamento desta nova geração de veículos, a DAF Trucks coloca no mercado uma gama de caminhões de alta tecnologia que estabelece elevados padrões na indústria dos veículos pesados. Está ainda orientada para o futuro, uma vez que apresenta uma plataforma completa para suportar novas gerações de motores e cadeias cinemáticas alternativas”. 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).